25 abril 2018

25 de Abril de 1974




Quando uma mãe entrou na sala de aulas onde eu estava e disse que vinha buscar a filha (só havia raparigas naquela escola) porque Lisboa estava cercada, eu, que tinha dez anos e desde o infantário trazia a cabeça cheia de histórias de cristãos bons, mouros maus, cercos a castelos e batalhas heróicas, imaginei os tanques virados para o castelo de São Jorge...

Do 25 de Abril lembro sobretudo o 1º de Maio, quando todos saíram à rua numa alegria comovida, sem limites nem divisões.

(Algumas das canções que ainda sei de cor aprendi-as em segredo na casa de uma amiga, uns meses antes do 25 de Abril. Ela disse-me que aquele disco era proibido, ouvimos as canções e ficamos intrigadas: que mal tinham os versos "vou andando por terras de França"?) (Como é possível fixar tão bem aquilo que se ouviu tão pouco?)

--

O facebook lembrou-me que há alguns anos publiquei lá este texto.

Releio-o, e comparo a miúda de 10 anos que eu era (apolítica, sem informação e com a cabeça cheia de mitos) com os miúdos de 10 anos que encontro hoje em dia.

 "No meu tempo é era bom"?...


Sem comentários: