06 dezembro 2016

querido São Nicolau

O Spiegel online tem hoje (6 de Dezembro) um artigo com cartas ao Pai Natal.
Traduzo (rapidinho!) algumas delas:

1.
No Natal desejo Paz e Amor para o mundo e Playmobil para mim.
Anna, Grécia

2.
Querido São Nicolau,
tenho dinheiro suficiente para comprar meia caneta. Por isso gostava de receber um vale para meia caneta. Com os melhores cumprimentos. Por favor, podes mandar-me os selos do correio de volta?

Julian
3.
Tenho oito anos e ando na terceira classe. Alguns dos meus amigos dizem que tu não existes. Mas eu acredito que existes! Porque a minha mãe diz que tu fazes sempre coisas boas. Não te peço nada de especial. De facto, não tenho nenhum desejo para o dia de São Nicolau. Só para o Natal - gostava de receber uma mochila nova para a escola. E uma camisola gira. A minha mãe deu alguns dos meus brinquedos velhos a uma família pobre. Porque eles não têm dinheiro para comprar. Talvez possas levar-lhes uma prendinha? Tenho a certeza que ficavam muito contentes! Infelizmente não sei a morada deles. Mas tu deves saber de quem estou a falar. Afinal de contas, és o São Nicolau. Gostava muito que me respondesses a esta carta.
Lara Sophie
4.
Querido Pai Natal,
esta carta não é, excepcionalmente, uma lista de pedidos. Pergunto-me muitas vezes se o senhor existe. Se não existe, é surpreendente como é que o que não existe consegue fazer tantas pessoas felizes. E mesmo que exista, muitas pessoas pensam que tem uma barba branca e faz publicidade para a Coca Cola. Independentemente de existir ou não, faz muitas pessoas felizes. O que significa que faz o seu trabalho muito bem. Obrigado - sem si, a época de Natal seria mesmo intragável.
Iván, Suíça
5.
Por favor, podes operar o meu papá? Ele está no hospital universitário. O papá tem um cancro na barriga.
Luis
6.
Querido São Nicolau,
escrevo-te uma carta um pouco estranha. O meu marido já tem 73 anos, e o tempo da guerra e do pós-guerra foi terrível para as crianças. Ele nunca recebeu nada realmente bonito no dia de São Nicolau, e ainda hoje se lembra de um pato puxado por um cordel que o acompanhou durante anos. Será que podias escrever a uma "criança grande" que se chama Ferdinand? Eu ficaria feliz e muito grata.
Rosel
7. 
Bom dia, querido São Nicolau. Chamo-me Luca. Escrevo-te todos os anos e gosto muito de receber uma carta do São Nicolau. Tenho uma irmã que está doente, e gosto muito dela. Tenho tudo, e só desejo muita saúde para todas as pessoas que conheço. Tenho quatro anos.
Luca, em carta enviada de um centro hospitalar para famílias de crianças com doenças incuráveis
8.
Querido São Nicolau,
estou muito feliz por tu me vires visitar. Podes trazer presentes. Eu queria um i-Phone 5S. De resto, mais nada. Isso já me basta. Espero que chegues bem!
Lasse



Sem comentários: