07 dezembro 2016

caso passe por aqui alguém com responsabilidades num jornal...



À atenção de quem trabalha nos jornais: arranjem quem traduza este artigo, e publiquem.
É simultaneamente fantástico e muito assustador.


[ADENDA 2: o debate a este artigo no meu mural de facebook mostrou que nada disto é novo. Já se faz desde 2004, e está cada vez mais aperfeiçoado. Entretanto, encontrei um filme de 10 minutos bastante claro sobre o método. Está no fim deste post.]

Ich habe nur gezeigt, dass es die Bombe gibt



[ADENDA 1:
Conto um pouco mais:
- Big Data
- Este simpático descobriu um método de reunir dados incríveis sobre as pessoas, a partir daqueles testes de psicologia que vamos fazendo para saber qual é a nossa cidade, ou quem fomos três encarnações antes, ou assim. Nós respondemos na brincadeira, e eles vão juntando e cruzando dados sobre nós.
- Likes no facebook: bastam-lhe 10 likes meus para me conhecer melhor que os meus colegas de trabalho, e 70 para me conhecer melhor que os meus amigos.
- Brexit e Trump foram possíveis graças a empresas que copiaram os seus métodos e usaram Big Data para manipular os eleitores.]






Sem comentários: