14 dezembro 2016

mostrem lá que tipo de pessoa são vocês



Ao correr a notícia de que o Mário Soares pode estar a morrer, no facebook houve quem fizesse piadas e quem prometesse champanhe para celebrar a morte.
Isto não é de agora. Já vi semelhante - e já me chocou - por exemplo na morte de Margaret Thatcher e na de António Borges.

Ouçam: nós somos assim? Somos mesmo assim, capazes de escarrar para cima de um moribundo ou de um morto?

O meu primeiro impulso é resolver que não tenho o menor interesse em conviver com pessoas com nível civilizacional tão indigente. Tolero isso em parte em amigos ou familiares (porque o coração tem outras razões), mas não preciso de me relacionar nas redes sociais com quem assim revela o vale-tudo dos seus instintos. Estes momentos podem ser oportunidades de limpeza geral no facebook. Mas depois penso: estamos a ficar como os EUA. Completamente divididos, incapazes de nos ouvir uns aos outros, e de tentar entender o que os outros pensam.

Por mim, fiquem à vontade: só costumo bloquear quem me falta ao respeito. Os que se limitam a pensar de modo diferente de mim são bem-vindos no meu mural de facebook. Hoje, por exemplo, estou muito interessada em saber porque é que acham bem que se escarre para cima de um moribundo.

1 comentário:

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


Uma competição bastante sórdida (para além de mórbida...). Amanhã será o Mário Soares, sim, mas noutro mês (ou ano) qualquer será o Cavaco - e o atual recorde de ódio será seguramente batido.

Valha-nos Adriano Moreira. Que viva connosco por muuitos e bons, mas tenho a certeza de que, um dia, terá um Funeral nacional, sentido e consensual. E logo ele, que sempre teve convicções tão claras e firmes! Mas o carácter, sim, o carácter é que nos define e qualifica, não as nossas convicções...

Eu aceito (e felizmente tenho) amigos de todas as convicções, mas não me afasto sómente de quem me faltar ao respeito. Reservo-me também o direito de não privar voluntariamente com canalhas e de evitar o convívio com pulhices e outras faltas de carácter.