18 novembro 2014

esta minha semana mais parece uma schumanna...




"Alguns dos melhores músicos do Mundo", disse uma vez o Paulo, contando como foi o serão na Mesa dos Frades com alguns membros da Filarmónica de Berlim.
Hoje lembrei-me muito desta frase, porque estive no Lunchkonzert da Filarmonia, e tocava o Philharmonisches Klavierquartett Berlin - que, como o nome indica, é formado por músicos dessa orquestra - Andreas Buschatz, Matthew Hunter e Knut Weber -, acompanhados por Markus Groh ao piano. E que pianista! (além disso, o rabo de cavalo fica-lhe tão bem como à Hélène Grimaud)


Ali estavam eles a tocar um quarteto para piano de Schumann (Es-Dur op.47), e faziam-no com tanta poesia que passei o tempo todo a regressar às palavras do Paulo: alguns dos melhores músicos do Mundo, sem dúvida. Lucky me.

Lucky us: eles deram um encore, ainda mais bonito que a peça do Schumann. No fim, e porque queria trazer essa música para aqui, perguntei a um deles que peça era. Más notícias: era um quarteto para piano de Heinrich von Herzogenberg, uma peça raríssima que nunca foi gravada.

É sempre o costume: se me deixassem mandar...

Em todo o caso: hei-de estar atenta a estes senhores. Parece que um mês destes vão tocar na Kammermusiksaal, e vão repetir o Herzogenberg.

***

Só tinha o telemóvel jurássico comigo. Mesmo assim, não resisti a fotografar o bocadinho de Filarmonia que via das escadas onde estava sentada. Este edifício fascina-me. Tem mais de meio século, e continua a surpreender.



1 comentário:

Paulo disse...

Agora não consigo ouvir. Fica para um dia destes.
E a Maria João Pires? Já foi?