28 fevereiro 2014

caso haja por aí alguém que ainda tem 10 euritos na conta, e não tenha nada para fazer hoje ao fim da tarde...



Às oito da noite (sete em Portugal) o Digital Concert Hall apresenta em directo um dos acontecimentos mais importantes da Filarmónica de Berlim este ano: a Johannes-Passion de Bach, com encenação de Peter Sellars.
O coro faz um trabalho de expressão teatral impressionante, e a Magdalena Kožená, vestida de vermelho e muito grávida, a fazer de Maria Madalena junto a um Cristo moribundo, quase dá vontade de reescrever os Evangelhos.

(Durante o ensaio geral lembrei-me mais uma vez dos legionários do Astérix a choramingar depois de levarem uma tareia: "alistem-se no exército, diziam eles, e vão ter uma vidinha descansada..." - o pobre do Cristo passa mais de metade do tempo de joelhos ou de bruços, e o coro canta deitado, ou a fazer flexões...)

Como extra, aqui vai um bocadinho da Matthäus-Passion também encenada por Peter Sellars, e uma entrevista com ele sobre esse trabalho.






3 comentários:

Paulo disse...

Se me deixassem mandar, punha-te a reescrever os Evangelhos. Ai isso punha. E o Antigo Testamento também.

Realizador para a nova versão já tenho.

Nada disse...

Muitooo bom...já vim foi tarde para o directo!

Helena Araújo disse...

Paulo,
nada mais fácil. Deixa-me só acabar uns trabalhinhos que tenho em mão...
;-)

Nada,
Daqui a uns dias a Johannes Passion vai estar disponível no Digital Concert Hall. A Matthäus Passion já lá está.