20 dezembro 2013

postais de Natal (2)



(fotos tiradas deste site, que tem um bom artigo sobre o tema)

Se bem entendi, foi assim: o Paulo queria receber postais, e fez um site na internet para criar uma comunidade de troca. As pessoas acharam tanta graça à ideia, que hoje o postcrossing é um fenómeno de espírito natalício durante todos os dias do ano: uma pessoa, num país qualquer, dá-se ao trabalho de escolher, escrever e enviar um postal para alguém que pode viver do outro lado do mundo, ou na mesma cidade. Um gesto pelo prazer de alegrar o dia de um desconhecido, uma ponte que liga pessoas independentemente das nacionalidades, das crenças religiosas, das cores da pele e de tantos outros motivos de divisão. Também têm um blogue daqueles capazes de iluminar os dias mais cinzentos: de post em post vamos descobrindo o tanto que há de bom nestas gentes. Recentemente o postcrossing passou os trinta milhões de postais: trinta milhões de boas surpresas na caixa do correio, trinta milhões de sorrisos.

Com este meu jeito especial para estar no lugar certo no momento certo, tive a sorte de me cruzar com a Ana e o Paulo, de conversar bastante com eles, de ver o brilho nos olhos da Ana quando explica que a ideia não é proporcionar uma maneira de alguém aumentar a sua colecção de postais, mas multiplicar pequenos momentos de felicidade ao abrir a caixa do correio.  E até recebi dois postais deles - pelo que, segundo as minhas contas, eles já vão em 30.000.002 sorrisos.

Obrigada, Ana e Paulo. Gosto tanto de vocês e do que fazem, que até estava capaz de vos deixar passar à minha frente naquela famosa fila de espera (famosa para os leitores deste blogue, entenda-se) para as medalhinhas do Dez de Junho.


Sem comentários: