Mais um concerto na Filarmonia, com o primeiro bloco dedicado inteiramente a música moderna:
Henri Dutilleux, Métaboles:
Witold Lutoslawski, Concerto para Violoncelo e Orquestra:
O violoncelo, no princípio do concerto, lembrou-me este vídeo onde se comparam as primeiras notas da Heróica de Beethoven de 1924 até 2011:
Não sei se os músicos gostavam daquelas peças - eu nem por isso. Olhava para eles e imaginava os pobres legionários romanos no chão, depois de mais uma tareia, a suspirar: "alistem-se no exército, diziam-nos..."
Mas a seguir ao intervalo tudo voltou à boa e velha Pax Romana (digamos assim) (pelo menos para mim). A sinfonia nº 2 de Robert Schumann, da qual mostro o terceiro andamento:
***
Antes desse concerto assisti ao filme "Mrs. Carey's Concert", da série Musik bewegt Bilder.
Um colégio feminino privado australiano, que dá especial importância à música, prepara o seu concerto anual na Ópera de Sydney. Os devaneios adolescêntricos das alunas são rebatidos com frases como "fazer parte deste projecto é um privilégio que tens de saber merecer". Não sei porquê, lembrei-me dos miúdos chineses treinados desde tenra infância para atletas dos jogos olímpicos ou do circo...
O resultado de seis meses de trabalho intenso é um concerto excepcional, e uma solista de violino que vai dar que falar. Emily Sun estuda no Royal College of Music, em Londres, e por pouco não a vimos na semana passada, num dos concertos de terça-feira na Filarmonia.
3 comentários:
Ah! Agora entendi a ligação entre Lutoslawski e a Heróica. Obrigado.
Só ouvi um bocadinho das Métaboles e outro do concerto do dito. Não queres que oiça tudo, pois não?
Não, Paulo, podes entrar só depois do intervalo do concerto.
;-)
(havia um bom par de lugares vazios na sala - a V. e eu aproveitámos o intervalo para escolher lugares melhores, mas estávamos com algum receio que as pessoas tivessem comprado o bilhete para vir apenas à segunda parte...)
Fico mais descansado.
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