30 novembro 2012

e agora, para algo realmente realmente importante





Campanha Tempo e Livros

Há crianças doentes em Berlim, sozinhas num quarto de hospital, que só precisam de quem fale português com elas - ajude-nos a ajudá-las! 

Em Berlim e arredores há várias crianças angolanas internadas em hospitais para tratamentos muitas vezes demorados, e que não falam alemão nem têm nenhum contacto social para além dos médicos e enfermeiras. Ficam na Alemanha, longe dos seus familiares, semanas e muitas vezes até vários meses, antes de terminarem os tratamentos e poderem regressar ao seu país de origem.
A sua vinda para a Alemanha é assegurada por organizações de ajuda humanitária que possibilitam a essas crianças tratamentos e curas hospitalares às quais de outra maneira nunca teriam acesso.
Elas precisam antes de tudo de conversar em português, de alguém que traduza os seus medos e as suas necessidades às equipas dos hospitais, e também quem lhes traduza a elas quais os procedimentos, operações e tratamentos que lhes vão ser aplicados. 
Algumas crianças nem sabem que estão na Alemanha. Sabem que estão num lugar estranho, longe dos pais, doentes, com muitas dores, „presas“ a uma cama e sem conseguirem comunicar.
As equipas dos hospitais são regra geral extremamente competentes e estão empenhadas em proporcionar às crianças o melhor tratamento possível. Mas sem compreenderem a língua, estas crianças têm medo do que lhes vão fazer, não entendem o que está a acontecer e passam o dia sozinhas.
O magazine Berlinda.org apela a todos os falantes de português a que dêm um pouco do seu tempo para aliviar a vida destas crianças.

NÃO QUEREMOS DINHEIRO. QUEREMOS UM POUCO DO SEU TEMPO, E DOS SEUS LIVROS.

Esta ajuda pode ser feita de várias maneiras:
  1. -preferencialmente, através de visitas às crianças. Os hospitais encontram-se nos arredores de Berlim, por vezes em Brandemburgo, a cerca de 1h do centro. É possível ir de transportes públicos, ou de carro. Uma vez por mês já é suficiente (quantos mais voluntários houver, maior a frequência das visitas para as crianças, mesmo que cada voluntário só visite uma vez por mês). 
  2. -doação e/ou empréstimo de livros infantis em português, cadernos, canetas, brinquedos, jogos, etc. Em caso de empréstimo, poderá reaver os objetos emprestados quando a criança tiver terminado o tratamento e regressar ao seu país de origem - a menos que prefira que sejam transmitidos a outra criança que deles necessite. Poderá a qualquer momento reaver os seus bens, bastando para isso comunicar o seu desejo ao nosso magazine.
  3. -ajuda na organização e coordenação dos voluntários. O magazine Berlinda propõe-se criar uma rede para ajudar a melhorar a qualidade de vida destas crianças e tirá-las do isolamento comunicacional em que se encontram. Tudo isto é feito de forma voluntária, e requer tempo e dedicação. Toda a ajuda na parte administrativa é muito bem-vinda!

Dê-nos um pouco do seu tempo e dos seus livros - as crianças agradecem.


Basta enviar-nos um email para: berlinda.social@berlinda.org indicando qual o tipo de ajuda para a qual se quer voluntariar (visitas, doação de livros/brinquedos, ou administrativa). 




P.S. - Felizmente, a maioria das pessoas não sabe o que é o dia a dia de crianças internadas com doenças ou lesões graves, sozinhas num mundo que não é o delas. O que pedimos é algo mais do que nada para lhes aliviar o sofrimento.



Uma iniciativa do Magazine Berlinda.org - Ação Social

Sem comentários: