24 agosto 2012

o passeio dos alegres (1)

Oito alegres foliões chegaram ontem, para passar uma semana em Berlim. A viagem começou bem, com um almoço opíparo oferecido pela TAP. Bem, não sei se acredite: carne de vaca e batatas a murro, salada, pão, queijo, manteiga e pudim - e com talheres de metal?! Como é que eles fizeram para ter tratamento de primeira na classe económica?
Em casa, tinham alguns presentes de boas-vindas, e entre eles uma fotografia autografada da Angela Merkel. Adoraram, claro.
Como uma das miúdas fazia anos, e estava um calor dos bons, preparámos um piquenique e fomos comê-lo para a margem do Wannsee. A água estava quentinha, convidativa. Banho ao pôr-do-sol, no meio da floresta, ouvindo ao longe ecos de uma festa com música brasileira. A perfeição existe? Não. Esqueci-me que estava a preparar um piquenique para portugueses, pelo que levámos imensos pimentos, tomates e rabanetes para comer, em vez de batatas fritas e rissóis. Hoje à noite há chili con carne, para aproveitar todos estes legumes que eles não conseguiram comer. Vem por aí uma semana de duras aprendizagens, de parte a parte...
O Matthias apercebeu-se disso antes de mim. Há dias comentava que tinha visto que no próximo sábado é a longa noite dos museus - acontece duas vezes por ano, e pela cidade inteira espalha-se uma extraordinária animação. O Matthias rematava, com sincera pena: "coitados dos portugueses, tudo lhes acontece".
Eu ri-me (coitados, os jovens não percebem nada), mas passou-me a vontade de rir quando enviei um e-mail muito neutro a dizer assim "na próxima sexta, querem ir a um concerto numa das casas mais famosas do mundo, com uma das melhores orquestras do mundo e um dos maestros mais extraordinários do mundo, ou preferem ir ver um jogo de futebol da segunda divisão?" e as respostas começaram a chegar: futebol futebol futebol futebol concerto futebol futebol concerto (esta última resposta foi dada por uma mãe, que se aproveitou da incomunicabilidade da filha)...

Em todo o caso, o primeiro dia foi assim: foram muito bem tratados pela TAP no novo voo directo Lisboa/Berlim (anotei, da próxima vez que for a Portugal tentarei ir nesse), viemos para casa de transportes públicos, fizeram pelos menos 500 fotografias dos comboios amarelos da S-Bahn, no caminho para casa mostrei-lhes a placa no passeio que assinala o sítio onde o Rudi Dutschke foi alvejado, como não sabiam quem era o homem falei-lhe do Maio 68 e do Daniel Cohn-Bendit, do seu discurso extraordinário no Parlamento Europeu sobre o cinismo de a Europa emprestar dinheiro à Grécia para a Grécia comprar armas à Europa para defender as fronteiras da Europa. Mostrei-lhes depois as pedras na calçada, uma por cada judeu que saiu da nossa rua para ir ser assassinado longe. Depois fomos de S-Bahn até ao Wannsee, uns tomaram banho, outros fizeram fotografias, os alemães do grupo comeram legumes e queijos franceses, os portugueses encheram-se de pão e bola, depois cantámos os parabéns à Beatriz que fazia anos e tentámos comer o bolo de chocolate, que estava óptimo mas tinha consistência de mousse de chocolate - o que é difícil de comer com os dedos. No regresso a casa, atravessámos a floresta quase às escuras.
(O Fox andava pela praia aos saltos, feliz feliz. Ao vê-lo assim, perguntei-me se não é uma maldade ter um cão num apartamento na cidade. Vamos ter de sair mais vezes para piqueniques junto ao lago, parece-me.)

















Hoje está a chover. Com este tempo, o melhor é fazer-lhes uma maratona pela ilha dos museus. Digo-lhes: "é só um dia, vai doer um bocadinho mas depois está feito, não se pensa mais nisso". Tenho a certeza que vão ficar muito motivados (saia uma licenciatura em Pedagogia aqui para a mesa deste canto).
 

2 comentários:

Lucy disse...

Lucky them!

Olha só disse...

ruidinho de inveja. :))

Espero que os nossoS meninos vos tratem tão bem, de preferência melhor, quanto vocês os estão a tratar.

Nas fotografias que o JA já disponibilizou percebe-se bem o ar de felicidade que estão a viver.

Boa semana.

Bjs e ab
JF