02 janeiro 2012

Taizé em Berlim (7)



Como habitualmente, na festa que se segue à vigília da passagem de ano é pedido aos grupos de cada país que participem com algum programa para a "festa das nações". Quando chamaram os portugueses, eles, que não tinham preparado nada, não se atrapalharam: ali mesmo, à frente do público, começaram a discutir o que iam cantar, e cantavam, e discutiam qual seria a seguinte, e cantavam e dançavam - e o público dançava também e delirava.
As saudades que eu já tinha deste povo assim!
Assim: desenrascado, compensando com alegria e espontaneidade o que falta em organização e disciplina.

As pessoas deste grupo não andavam com cara de depressão e crise. Bem sei que estavam a passar uns dias especiais entre amigos, mas não senti neles o tom pesado que vejo muitas vezes nos textos da internet. Que será que estes têm, que falta nos blogues e no facebook que leio?
Perguntei-lhes, e a resposta veio num tom decidido de esperança: "Então a Alemanha conseguiu levantar-se depois daquela terrível destruição da segunda guerra mundial, e nós não havemos de conseguir recuperar?! É andar para a frente, e fazer o melhor possível a partir daquilo que temos."

Entre eles havia também professores, que falavam da situação difícil da escola, particularmente do problema do trespasse de responsabilidades: os pais não sabem o que fazer aos filhos, ou à sua própria vida, e a escola aparece como o bom-beiro que tenta resolver os problemas e suprir as lacunas - os professores feitos educadores, psicólogos e assistentes sociais. Falavam de tudo isto como um desafio aceite com sentido de responsabilidade e alegria. Se me deixassem mandar, no próximo 10 de Junho distribuía medalhas pelos professores portugueses: porque é deste seu modo de olhar para os alunos como pessoas inteiras e concretas, e desta sua generosa entrega, apesar de todas as imensas dificuldades, que se alimenta a esperança num Portugal capaz de se reinventar.


De todas estas conversas, ficou-me a sensação que partilhámos a última semana de 2011 com uma amostra do que há de mais são em Portugal. 

***

Saí da festa pouco depois da uma da manhã, porque queria ir para casa e telefonar à família em Portugal. Percorri o Ku'damm com os seus passeios cobertos de destroços do arraial de foguetes. Tanto dinheiro, tanta poluição, tantos feridos graves por andarem a brincar com fogo e pólvora. Haverá necessidade?

Ao passar por um multibanco, entre duas lojas de luxo, vi que dois sem abrigo se tinham instalado lá dentro para dormir no chão. Junto a um deles espalhava-se um líquido - garrafa entornada? urina?
É relativamente fácil abrir as portas de casa a desconhecidos que trazem uma espécie de carta de recomendação de Taizé. Mas ainda estou longe de conseguir reconhecer Cristo num homem andrajoso que urina no próprio chão onde dorme.

Sem comentários: