17 novembro 2011

vai trabalhar, ignorante!

A Rita, ainda mais brilhante que de costume.

É muito mais que sobre o vídeo que a Sábado fez com inquéritos a jovens. É sobre a nossa sociedade, e sobre essa indústria "jornalística" do espectáculo, que vai assassinando o país enquanto faz de conta que o retrata.

Em determinada parte lembrei-me de um vídeo que se tornou viral no youtube: num comício da campanha eleitoral do Obama um jornalista foi fazer perguntas sobre o projecto do sistema de saúde a um rapaz de pele escura e ar de "cool, meu". Foi um show: o "cool, meu", em vez de fazer aquilo que se esperava de um preto, mostrou que sabia imenso sobre essa questão. Foi por isso que o vírus deu a volta ao mundo - porque era um murro no estômago dos nossos preconceitos.

6 comentários:

Espiral disse...

Fiquei interessada. Qual é o video?

Helena Araújo disse...

http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Vox-Pop/VoxPop--A-ignorancia-dos-nossos-universitarios.aspx

Rita Maria disse...

Acho que a Espiral queria era o segundo...sei, porque também fiquei interessada ;)

Carla R. disse...

Já lá fui, já lá fui e fez-me um bem que nem imaginas.

Helena Araújo disse...

ah, que disparate! Claro que estava a falar do vídeo do comício do Obama. Tentei encontrar, mas não consegui. Lamento.

Helena Araújo disse...

A cena era assim: à margem de um comício do Obama está um rapaz com o cabelo cheio de missangas e trancinhas, colar ao pescoço, essa coisa. O jornalista pensa "este vai ser fácil" e começa a perguntar-lhe o que é que ele pensa do projecto de sistema de saúde. E o rapaz desata a falar, num discurso incrivelmente bem articulado e ininterrupto, a dizer como é, a pesar pós e contras - uma coisa impressionante. Fala para aí uns quatro minutos.