10 setembro 2010

hatha yoga

Tive hoje a minha primeira sessão de hatha yoga. Enquanto estava naquelas tristes figuras, só me lembrava do comentário da Christina: "não sabia que respirar cansava tanto". Agora que já consegui escapar à câmara dos horrores, só me pergunto como é que respirar provoca tantas dores nos músculos.

Dizem que é para meu bem, e para bem do meu futuro. Sem pensar muito (é a minha especialidade) assim se prova que hatha yoga é o contrário de fumar: sofrer na juventude ("juventude", diz ela, hihihi) para uma velhice com mais qualidade versus gozar agora como apetece para uma velhice com menos qualicof cof, perdão.

Se daqui a uns anos me der tosse, terei de rever esta brilhante matriz teórica.
E então, perguntarei eu, quem me devolve os melhores anos da juventude (ó pra ela a insistir, hihihi) perdidos nos ginásios?

...Algo me diz que não estou a dizer coisa com coisa.

Então, a ver se melhora, e quase a propósito: num inquérito perguntaram a pessoas (de todas as idades) se estariam dispostas a trocar um ano de vida (o último) por um milhão de euros. Quanto mais jovens, maior era o número de respostas "sim". O que é lógico: aos vinte anos, um milhão de euros é mais palpável e necessário do que chegar aos 103 anos, em vez dos 102 - assim como assim, já se terá recebido um cartãozinho de parabéns do Presidente da República, ou lá quem é que se encarrega de celebrar os centenários, e, depois de tal honra, só mesmo o céu como limite; além disso, aos vinte anos somos imortais. Mas aos setenta anos já começamos a sentir que o tempo não nos vai chegar para gastar o milhãozito.

Moral da história: fazer hatha yoga e essas maldades agora, confiando que me vai sair o totoloto quando chegar à reforma.

3 comentários:

Teresa disse...

Nem imaginas o que me fizeste rir com essa de "só mesmo o céu como limite" em contexto tão diferente do habitual.
E tão verdadeiro, no entanto.

Cristina Torrão disse...

Isto é assim:

Só quem é rico, diz que não liga ao dinheiro;

Só quem é famoso, agride os paparazzi, os outros pelam-se por uma fotozinha, nem que seja num cantinho que ninguém note;

Só quem é novo, diz: mais ano, menos ano... Quem já fez setenta, espera que lhe restem ainda dez anos de vida; quem já fez noventa, espera só acordar vivo todos os dias... E é claro que se está a marimbar para o milhão de euros!!!

Helena Araújo disse...

Eu depois quando chegar aos setenta vejo se me chegam apenas mais dez anos. Algo me diz que nem aos oitenta...
;-)