23 agosto 2010

egoísmo



O Zé Maria agradeceu a visita que lhe fiz.
Não saberá que é por puro egoísmo que o visito?

Combinámos que no próximo ano o levo às festas da Senhora da Agonia. A ver se convenço também a Rosa e o Zé. Quem me dera poder levar todos os amigos!

Quero mostrar-lhes as mordomas orgulhosas, ostentando sobre o peito a confiança que nelas deposita quem lhes empresta aquele excesso de ouro. E os Zés-Pereiras na Praça da República, esse fenómeno de testosterona condensada - iremos para uma varanda que eu cá sei, para que os vejam bem quando formam roda no pico da adrenalina. E o azul impossível do rio Lima, e o verde das suas ilhas (talvez o Zé os possa captar, ele que sabe a arte de traduzir milagres para fotografia). E a procissão, quando os pescadores levam os santos em barcos engalanados a passear no mar - vêdes? é nestas ondas que penamos, lembrai-vos e intercedei por nós na hora da aflição. E os grupos de danças e gritares, tão bem dançam, tão mal cantam (não poderiam descer três tons?). E as barraquinhas de comida regional preparada pelas mulheres dos ranchos: o brio dos desenhos a canela no pratinho de arroz-doce, no amarelo vivo das pataniscas. O Alto Minho.

Gostava de poder partilhar esses dias com eles, e é por puro egoísmo: conto com os seus olhos para tornar esta festa ainda mais especial.






2 comentários:

io disse...

Hum, que delícia! Mas que delícia! Ponto 1) sorte, imensa sorte, a desses teus amigos, minha bela Helena. Não só porque o passeio se afigura encantadoramente rico e sensível, como sobretudo o desenho que deles fazes é maravilhoso.
Ponto 2) Fiquei cheiiinha de vontade de, para o ano, eu e o meu belo Perseu darmos um pulinho ao Alto Minho. Aqueles pratos de arroz doce ... ;-)
Ponto 3) tu és tão bonita, bela!

Helena Araújo disse...

Indo directamente ao ponto 2: Ai aqueles pratos de arroz doce! Em louça de barro regional, lindamente decorados, por 1,5 €. Não se acredita. E é para não falar no pratinho de polvo, e nos bolinhos de bacalhau, e naqueles bolos tipo pão-de-ló com ar de a qualquer momento deles poder sair o galo de Barcelos, o autêntico, a dizer có-có-ri-có-có, os ovos são das minhas galinhas!
Ponto 3: saia um post sobre a minha amiga Isa! ;-)