30 junho 2010

sombra

Deve haver uns dez graus de diferença entre a rua e o meu apartamento, que é um ninho de águia por cima das copas frondosas das árvores. Está um calor insuportável em Berlim, mas nos passeios anda-se lindamente pela fresquinha. Nenhuma cidade europeia tem mais árvores nas ruas. E estão todas numeradas. Outro dia, parada num semáforo, olhei para a árvore ao meu lado e vi a plaquinha: 5347. Quantos milhares de árvores haverá *apenas* daquele lado da avenida?

Abençoados urbanistas, planeadores, fundamentalistas do ambiente e jardineiros!

15 comentários:

Francisco L. disse...

Isso das plaquinhas com número dá um jeito fenomenal para quando se tem que dar um ponto de encontro.

É verdade, e como é que ficou a votação? :p

jj.amarante disse...

E como é que resolvem o problema das raízes das árvores próximas dos prédios alegadamente entupirem os esgotos? Aqui em Lisboa há muita gente que não tolera mais do que uns arbustozinhos que quase não dão sombra, por causa desse problema das raízes.

Helena Araújo disse...

Mais ou menos, Francisco: imagina que combinaste o ponto de encontro na 1234 e foste parar à parte da rua onde está a 4321?
A votação ficou muito mal. Parece que não temos quórum. Mas não perdes pela demora: um dia destes , assim que calhe, dou-te o castiçal.

Helena Araújo disse...

jj.amarante,
não faço a menor ideia. Mas a verdade é que os passeios estão cheios de árvores enormes, centenárias, nunca ouvi falar em rebentamentos de canos de esgotos, e também não vejo passeios irregulares devido às raízes.
Tenho a certeza que os alemães não se importavam de contar aos lisboetas o truque para conseguirem este milagre.

Pensando bem, tenho uma ideia: plantámos uma árvore mesmo junto às canalizações, na nossa casa em Weimar, e o arquitecto disse que não era problema. Punha uma parede de protecção especial a separar as raízes da canalização, e estas arranjavam maneira de crescer para outro lado, disse ele.

Helena Araújo disse...

jj amarante,
andei à procura de fotos de árvores nas ruas berlinenses, mas não encontrei nenhuma.
Sugiro que entre no google maps, e procure "kurfürstendamm berlin"
Ponha em imagem de satélite, e vai ver: para onde quer que olhe, é o Sporting!
;-)

Francisco L. disse...

Eu referia-me antes a dizer: "Estou na rua X, entre a rua Y e Z, encostado à árvore 1234"

Em relação ao candelabro, há tempo, talvez quando a época de concertos recomeçar :p

Helena Araújo disse...

"Candelabro", Francisco?!
Aquilo é um coisinho de barro, cheio de pó. Não sonhes muito alto, que ainda vais dar um trambolhão e ficar chateado comigo.

Francisco L. disse...

Troquei-me com as palavras.
Eu imagino assim um pratinho de barro com um "pé para cima" com um buraquito onde se podem pôr velas.

Helena Araújo disse...

isso mesmo!
ufffff!
:-)

Francisco L. disse...

Fixe :p

io disse...

Sabes que, há uns tempos, o Miguel (do Bios, quem mais?) contou-me justamente este detalhe que faz toda a diferença: uma cidade pejadinha de árvores, sem podas desastrosas e de tal sorte protegidas que estão numeradas. Eu que sofro horrores com estas coisas inenarráveis que fazem às nossas árvores por terras lusas anseio pisar esse solo em que o verde mais do que respeitado é idolatrado.

Helena Araújo disse...

Olha: junta-se a fome à vontade de comer - eu também anseio por que venhas! Só no inverno não é muito verde, mas de resto, são fantásticas. Então nesta altura de calor, é fenomenal.

teste disse...

glória a Deus, tem fotos lindas, incriveis paisagens, é legalmente fazer downloads delas? eu fiz pretendo usar como plano de fundo coisas normais de foto e pretendo deixar o nome do site espero que nas tags tenha nome de autor, pode?

teste disse...

glória a Deus, belas fotos, incriveis paisagens, é legalmente as fotos fazer download?

Helena Araújo disse...

"Teste", a que fotos se refere?