Por enquanto o museu ainda está vazio. A exposição só abrirá depois do Verão de 2009, albergando a colecção do antigo Egipto (com Nefertiti, a sua mais famosa dama) e parte da colecção do museu da pré-história.
(Foto tirada daqui)
Chamam-lhe "museu novo", mas já tem mais de século e meio. O nome surgiu por oposição ao "museu velho", o belíssimo Altes Museum, projectado por Schinkel, que já não tinha capacidade para todo o acervo.
Durante a guerra, o Neues Museum foi severamente atingido. A RDA limitou-se a consolidar a ruína, que assim permaneceu durante várias décadas, no centro da famosa Ilha dos Museus. Depois da reunificação alemã, um ambicioso projecto de recuperação e reformulação do complexo museológico confiou a David Chipperfield a sua reconstrução.
(Foto tirada daqui, um site muito interessante, em inglês, sobre o conjunto do projecto de recuperação da Ilha dos Museus.)
Como sempre nestes casos de recuperação de um edifício histórico parcialmente destruído, uns querem uma réplica fiel do que existia (caso do palácio de Charlottenburg, por exemplo), e outros querem um corte radical com o passado (de que se pode ver um exemplo na parte inferior esquerda da primeira fotografia, projecto também de Chipperfield).
Das duas, três: o arquitecto optou por manter as formas originais, mas com materiais modernos, e por deixar expostas as feridas da História. Betão em vez de estuque, buracos de bombas cuidadosamente sublinhados em vez de retoques para alisar as paredes. Uma opção que deu muito que falar em Berlim.
O resultado poderá ser apreciado este fim de semana. Haverá com certeza longuíssimas filas de espera - é incrível esta propensão dos berlinenses para esperar horas, de pé e ao frio, à porta de um museu.
***
Pessoas de idade e crianças, bem como os seus acompanhantes, não precisam de ficar na fila - têm uma entrada especial.
Combinei com a minha vizinha que este fim-de-semana vamos alugar os gémeos dela, de seis anos, a pessoas que não queiram esperar tanto tempo.
(E depois ainda há quem diga que os alemães não têm sentido de humor.)
Sem comentários:
Enviar um comentário