06 janeiro 2009

boletim metereológico



Estava a tentar não falar do tempo (sim, que apesar de este blogue já ir em cinco anos, sempre se vão arranjando outros temas...), mas quando vi no Spiegel online esta fotografia, não resisti a copiá-la para aqui.
Provavelmente não estou a contar nenhuma novidade: ontem nevou, e a noite foi terrivelmente fria.
O nosso apartamento tem janelas duplas, à maneira antiga. Esta manhã a janela exterior tinha uma boa camada de gelo na parte de dentro.

A fotografia acima mostra o Tiergarten em Berlim, que era a coutada do Kaiser.
A cidade estava organizada assim: o Kaiser saía do seu palácio, descia a avenida Unter den Linden, atravessava a Porta de Brandemburgo, e já ali tinha a coutada à espera. Por vezes deitaria até um olhar de desprezo ao Reichstag, o parlamento construído à direita da coutada, já fora de portas - "no lugar certo", terá ele um dia comentado com o príncipe.

Na Alemanha, o Inverno de 1946/47 foi extremamente violento - um dos mais frios do século XX.
As botijas de água quente, que as pessoas levavam para a cama, congelavam a meio da noite. Quem podia, vestia o casaco de peles para ir dormir.
Num desespero de sobreviver, a população de uma Berlim em ruínas, vivendo em casas sem vidros nas janelas e numa situação de abastecimento caótico, avançou para o Tiergarten e cortou as árvores centenárias.
O parque foi reflorestado posteriormente.

Olho para o meu papagaio brasileiro transido de frio, e não consigo evitar um arrepio ao pensar no que terá sido a vida desses berlinenses.



Sem comentários: