02 abril 2008

contraditório (2)

Comentários no site queer.de (aqui, em alemão)

1. AlexTM 27.03.2008, 09:16:21 Uhr:
Não é preciso olhar para o outro lado do Atlântico para encontrar um homem transexual grávido. Isso também acontece aqui às vezes. Geralmente é por acidente, com transexuais gays.


2. madridEU 27.03.2008, 16:18:09 Uhr:
O caso já tem algo de burlesco: alguém que já foi uma mulher, que se deu conta de que estava no corpo errado, deu ao seu corpo uma aparência masculina, e acaba por decidir engravidar, dado que manteve os seus órgãos sexuais femininos.
Este par vai ser alvo de um enorme interesse dos media e de chicotadas pequeno-burguesas, vão chover sentenças hipócritas e moralistas - embora entre os "normais" já seja moda, desde há muitos anos, praticar a inseminação artificial.


3. Jay 27.03.2008, 18:40:02 Uhr:
Mas era preciso insistir na questão de que ele "já foi mulher"?
Ele nunca foi uma mulher, simplesmente tinha um corpo reconhecido como feminino.
E para MadridEU: não é "ela", é "ele"! Mesmo se vai dar à luz uma criança.
Pode parecer estranho para alguns, mas se [este] homem não pode ter filhos de outra maneira, porque não? Esperma é que não tem.


4. Chris schreibt am 27.03.2008, 20:02:12 Uhr:
@ Jay.
Eles vão ter um filho. Trata-se de uma mulher e vai continuar mulher do ponto de vista biológico, mesmo se fez uma operação de reajustamento sexual - os seus genes não se alteram. Pessoalmente, acho isto bizarro e, em parte, perverso - além disso, não está a causar danos aos filhos, se até agora tomou hormonas?!


5. madridEU 27.03.2008, 20:30:17 Uhr:
@Jay, o facto de que um homem está grávido porque nasceu com órgãos sexuais femininos pode provocar alguma confusão na escolha dos pronomes pessoais, não achas?


6. Tim-Chris 28.03.2008, 10:51:47 Uhr:
@Chris: Achas "bizarro e, em parte, perverso" que ELE se sente como um ELE, apenas porque ELE não nasceu com o sexo biológico correcto e não tem pénis e testículos biológicos? Porque ELE se aproveita daquilo que a biologia lhe deu por engano? Tens ideia de quantos homens biológicos estão agora tremendamente invejosos, e seriam capazes de dar tudo para poderem eles próprios fazer a experiência de uma gravidez? ELE, por obra de um erro biológico cometido pela natureza, tem a possibilidade de o fazer. E se isso o faz feliz, então ELE tem o maldito direito de o fazer e de o saborear.
Sinceramente, o que eu acho bizarro e absolutamente perverso é a tendência que ainda hoje existe de arrumar as pessoas em gavetas a preto e branco.
Eu sou um homem transexual, e além disso MÃE biológica de três crianças e ainda por cima homossexual. Ou seja: a perversidade absoluta in persona, ou quê?


7. Konstantin 28.03.2008, 11:19:26 Uhr:
Citação: "Eu sou um homem transexual, e além disso MÃE biológica de três crianças e ainda por cima homossexual. Ou seja: a perversidade absoluta in persona, ou quê?"

*Modo ironia: AN*
Completamente perverso, uau!
*Modo ironia: AUS*

Eu acho isto simplesmente genial! Queer-Theory na perfeição! A Judith Butler vai ficar entusiasmada!


8. DragonWarrior28.03.2008, 11:23:31 Uhr:
@ chris
Aqui está o link correcto para o artigo: www.advocate.com
Nele se lê que o bebé está a desenvolver-se muito bem...
Parece-me que com expressões como bizarro e perverso devíamos ter mais cuidado... acho que são completamente descabidas.
Por isso dou razão ao Tim-Chris.
Provavelmente eu sou um dos homens biológicos que gostariam muito de engravidar...
Mas não me é possível...


9. madridEU 28.03.2008, 11:55:16 Uhr:
Não @Tim-Chris: Perversa é a sociedade na qual nós nascemos e que nos educou. É nossa tarefa corrigir os caprichos da natureza. E se também nós, homossexuais, muitas vezes pensamos e agimos segundo o esquema habitual, isso é consequência do esforço de adaptação ao ambiente "normal", de modo a evitar a todo o custo chamar a atenção. Até num país como a Espanha, onde homossexualidade e transexualidade deixaram de ser tema, continuo a hesitar em casar com o meu companheiro de há quase 40 anos, devido justamente a essa "normalidade" à nossa volta.


10. Tim-Chris 28.03.2008, 13:20:53 Uhr:
@madridEU: Era isso mesmo que eu queria dizer quando escrevi sobre pensar em termos de gavetas a preto e branco.
Rosa von Praunheim acertou em cheio com o título do seu filme, em 1970: "Não é o homossexual que é perverso, mas a situação em que vive". Conto-me não apenas entre os homossexuais mas também entre os transexuais, pelo que ele, infelizmente, ainda hoje tem razão.


11. Kuchling 28.03.2008, 21:45:05 Uhr:
Bem, eu acho tudo isto muito extraordinário, para tentar usar uma expressão o mais possível neutra.
Se existe o desejo de ter um filho e há a possibilidade de o realizar, por mim estou de acordo.
Contudo, nunca o teria publicitado desta maneira. Penso sobretudo na criança. No artigo lê-se que ele e a mulher querem ser uma família normal. Graças ao interesse mediático, destruíram completamente essa possibilidade.


****

Li ainda algures um comentário sobre os grupos marginais, onde alguém dizia que não são eles que se atribuem a categoria de marginal, mas a sociedade que os relega para a margem.
O que é um apontamento interessante para debater a questão do interesse dos seus filhos: a própria sociedade que os acusa de dar aos filhos um contexto social complicado é aquela que, simultaneamente, cria o contexto social complicado.


****

Agora é esperar pelo fim de semana, pelos próximos Spiegel e Die Zeit - espero que tenham pedido contributos a "psis", antropólogos, sociólogos, filósofos, e por aí.
A ver se explicam mais sobre a questão da identidade - o cérebro ou os genes? -, a responsabilidade social dos "normais", os fenómenos de marginalidade e de aceitação.
E também gostaria de ouvir o discurso psicanalítico sobre o desenvolvimento de crianças nascidas num contexto como o dos filhos do Tim-Chris.

Sem comentários: