14 março 2008

falemos, pois, de Jenaplan (3)



Este filme pertence também ao documentário alemão apresentado num post anterior.
Não vou traduzir tudo, deixo apenas uma síntese e alguns comentários:

Em Jena, a escola Jenaplan começa já na pré-primária - porque se entende que os primeiros anos são os mais importantes.

A Jenaplan libertou-se da ideia de que com a escola começa a vida "a doer".
A diversidade não é vista como uma desvantagem - pelo contrário: a formação dos grupos acentua deliberadamente essa diversidade.

Na turma nuclear que agrupa alunos do primeiro ao terceiro ano, três vezes por semana o dia começa com 100 minutos de "plano semanal". No filme, o tema da semana é magnetismo, e vê-se miúdos a fazer experiências. Uma mistura de vários elementos, investigar e ouvir, aprender e brincar - sem que alguém diga "agora vamos aprender isto", que se entende ser contraproducente.

Não há ensino frontal.

Uma turma do nível médio está a trabalhar o tema "Europa" em geografia. Em vez de deixar o professor apresentar os países, são os grupos que se dedicam a pesquisar e a apresentar o resultado do seu trabalho à classe. A professora diz "temos de aceitar todos que, no fim do trabalho, cada grupo sabe mais que eu sobre o país que pesquisou".

Os alunos devem aprender a tomar iniciativa perante situações novas, resolver os problemas que se colocam.

O filme mostra depois alunos do nível superior (7º, 8º e 9º) a ensinar aos colegas aquilo que aprenderam. Apresentar resultados e expor-se perante a turma é a melhor maneira de interiorizarem realmente aquilo que aprendem.

No final, o professor Dr. Peter Fauser, da Universidade de Jena, que faz o acompanhamento científico da escola, afirma que estes alunos se confrontam com os temas do programa de uma forma mais intensa, diversificada e inteligente que a que ele próprio experienciou como aluno, e que este tipo de escola permite um melhor rendimento de cada aluno e mais justiça: há um número maior de alunos que conseguem tirar mais partido das suas capacidades.

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E agora está explicado um post que escrevi há anos, onde dizia:

Depois de passarem por escolas Montessori e Jenaplan, os meus filhos chegam a uma escola tradicional e queixam-se que os professores falam demasiado.

(Depois das férias posso contar como foi a nossa experiência Montessori nos EUA, mas agora comlicencinha, que tenho de ir fazer as malas)

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