21 janeiro 2008

nem humildade nem auto-afirmação

Não sei se já contei outra descoberta boa de Berlim: gosto da minha paróquia.
St. Ludwig, com franciscanos.

Ontem, por exemplo, a partir das leituras (estão no fim deste post), o padre questionava-nos sobre o valor da humildade e da auto-afirmação:
- Alguém acredita que consegue chegar longe (de um modo geral na nossa sociedade, e em particular na carreira profissional) se for humilde? Então este mundo não pertence aos espertos, aos que se afirmam, aos que sabem fazer bom jogo de bastidores e berrar mais alto?! Um sinónimo da humildade é o insucesso, ou não?

Gosto destes padres que primeiro nos levam a escolher entre dois opostos, para depois nos lançarem numa terceira via.
A de ontem era uma proposta do Papa João XXIII, assim:


Regras de vida para a Serenidade

1. Só por hoje, cuidarei de viver este dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.

2. Só por hoje, porei o máximo cuidado nos meus modos, sendo agradável no trato, não criticando ninguém, não tentando corrigir ou melhorar seja quem for - excepto a mim próprio.

3. Só por hoje, viverei feliz a certeza de ter sido criado para a Felicidade - não apenas no outro mundo mas também neste.

4. Só por hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5. Só por hoje, dedicarei pelo menos dez minutos do meu tempo a uma boa leitura; tal como é necessário comer para sustentar o corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

6. Só por hoje, praticarei uma boa acção sem contar a ninguém.

7. Só por hoje, farei algo de que não gosto: se me sentir ofendido, terei o cuidado de fazer com que ninguém o note.

8. Só por hoje, serei firme na minha fé - mesmo se as circunstâncias apontarem o contrário - de que a Divina Providência se ocupa de mim como se só eu existisse no mundo.

9. Só por hoje, não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de apreciar tudo o que é belo - e não terei medo de crer na Bondade.

10. Só para hoje, farei um programa concreto. Talvez não o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou fazê-lo. E guardar-me-ei de dois males - a pressa e a indecisão.




***

As leituras:

Sir 3,19-21.30-31
Filho, em todas as tuas obras procede com humildade e serás mais estimado do que o homem generoso. Quanto mais importante fores, mais deves humilhar-te e encontrarás graça diante do Senhor. Porque é grande o poder do Senhor e os humildes cantam a sua glória. A desgraça do soberbo não tem cura, porque a árvore da maldade criou nele raízes. O coração do sábio compreende as máximas do sábio e o ouvido atento alegra-se com a sabedoria.

Lc 14,1.7-14
Naquele tempo, Jesus entrou, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam.
Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante que tu; então, aquele que vos convidou a ambos, terá que te dizer: ‘Dá o lugar a este’; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar. Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: ‘Amigo, sobre mais para cima’; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Sem comentários: