Do Evangelho segundo S.Mateus 1,1-16:
Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos; Judá gerou, de Tamar, Peres e Zera; Peres gerou Hesron; Hesron gerou Rame; Rame gerou Aminadab; Aminadab gerou Nachon; Nachon gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotam; Jotam gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na época da deportação para Babilónia. Depois da deportação para Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliaquim; Eliaquimgerou Azur; Azur gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleázar; Eleázar gerou Matan; Matan gerou Jacob. Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.
Nunca gostei desta lista de nomes. Até ao dia em que parei para olhar de perto as quatro avós que o evangelista refere na genealogia de Jesus Cristo:
Tamar (Gn. 38)
Após a morte do primeiro marido, casou com o segundo irmão, para que este "suscitasse uma posteridade" ao falecido. Onã, o segundo irmão, não queria cumprir esse dever, e por isso, "de cada vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava por terra". Iahweh desagradou-se e fê-lo morrer. O sogro de Tamar tinha um terceiro filho, que, segundo a lei, deveria casar com ela, mas, temendo que também ele morresse, mandou-a voltar para casa do seu pai, e esperar lá até que o filho mais novo crescesse. Ao perceber o logro, Tamara disfarça-se de prostituta, atrai o sogro e engravida dele, dando à luz os gémeos Peres e Zera.
A primeira avó de Jesus: uma mulher que conhece os seus direitos e não olha a meios para os conquistar.
Raab (Js. 2, 1-21)
Não se sabe se prostituta se dona de uma taberna, mora junto à muralha de Jericó. Quando Josué envia dois espiões à cidade, ela esconde-os e mente aos mensageiros do rei de Jericó que vão em busca deles. Aos espiões diz que todos estão a morrer de medo do seu exército porque viram como Iahweh os tem ajudado sempre, e firma com eles um pacto: ajuda-os a fugir, e em troca eles farão com que nenhum mal aconteça à família dela.
Pode-se dizer que o que a move é a Fé no Deus de Israel, ou o amor à família, ou até a escolha pela vida num mundo que vive em guerra.
Mas não se pode dizer que seja uma personagem acima de qualquer suspeita.
Rute (livro de Rute)
Uma moabita viúva que tem a opção de ficar em casa dos pais, permanecendo na segurança da sua família e da sua cultura, ou acompanhar a sogra, que quer regressar a Belém de Judá. Rute opta por não abandonar a sogra, dedicando-se-lhe inteiramente. Na terra da família do marido é uma gentia que tem de lutar arduamente para conseguir o sustento das duas mulheres. No fim, tudo acaba bem - recomendo a leitura da história toda.
- "Aquela que foi a mulher de Urias" (2Sm. 11)
Uma desgraçada que, em Mateus, nem direito a nome próprio tem. "Confiscada" pelo rei David a Urias, o marido, que é depois enviado para a guerra com a intenção de que o inimigo o atinja mortalmente. Iahweh mata o filho desta ligação ignominiosa, e a dor desse castigo provoca em David a conversão e uma verdadeira aproximação dessa mulher. Nasce um segundo filho, que será o rei Salomão.
Mateus não escreve um relato histórico, antes faz uma narração criativa.
O que nos interessa decifrar neste texto é o simbolismo, o motivo das suas escolhas. Porquê estas mulheres, porquê uma família onde se cruzam histórias de tanta miséria e grandeza, e não outras?
Para mim, é um sinal da sua humanidade e da sua proximidade: veio de quem não é perfeito, para quem não é perfeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário