17 julho 2007

vida simplex

Ando à procura de casa em Berlim, e encontrei uma bastante interessante em Zehlendorf.
Como não percebo nada de preços de imobiliários, escrevi um e-mail a um serviço camarário para que me dissessem o preço normal de terrenos para construção na rua em causa. Responderam-me no mesmo dia, informando que uma resposta por escrito tem de ser paga, mas se lhe telefonar para o número tal e tal me dão a resposta que quero gratuitamente. Telefonei. Atendeu logo um funcionário, que me disse logo que naquela rua e naquele número se calcula 300 euros por metro quadrado. Depois deu-me o número de telefone do colega que me pode dizer se posso construir mais um andar na casa. Liguei ao colega. Atendeu logo. Disse-lhe qual era o objecto, informou-me imediatamente que, devido à casa construída ao fundo do jardim, não é possível dividir o terreno, ficando assim a ser usado pelas duas casas, e que não é possível aumentar o sótão. Em contrapartida posso fazer varandas abertas quantas quiser, e até estaria disposto a tolerar um jardim de inverno, se for todo envidraçado e não tiver mais de 15 metros quadrados. Assim, simples, em cinco minutos.
E estou desconfiada que não fazem isto para ser simpáticos, mas por ser normal.

Sem comentários: