19 janeiro 2007

a palavra e a "despalavra" do ano

Com o objectivo de reflectir sobre a evolução da língua, há na Alemanha uma comissão que escolhe a palavra e a "despalavra" (Unwort) do ano, a partir do contributo de centenas de pessoas e entidades interessadas nos fenómenos linguísticos.

A palavra do ano 2006 deixa todos com um sorriso: Fanmeile. Neologismo para designar as praças onde instalaram ecrãs gigantes de televisão para o pessoal ver os jogos do mundial, e que evoca imediatamente aqueles momentos especiais do verão passado.

As "despalavras" são expressões criticadas pelo seu carácter ofensivo, e/ou por transmitirem uma imagem desvirtuada da realidade, chegando a agredir a dignidade humana.

A expressão escolhida para "despalavra" do ano foi «freiwillige Ausreise» (saída voluntária do país). Refere-se à situação de pessoas que pedem asilo político à Alemanha, vêem o seu pedido recusado, e dispõem-se a regressar voluntariamente ao seu país, em vez de serem repatriadas à força. "Voluntariamente", dizem eles. O seu carácter cínico valeu-lhe a distinção.

Em 2006, as palavras criticadas com mais frequência foram:
- «Unterschicht» (referindo-se às camadas sociais de rendimentos mais baixos como camada inferior),
- «Prekariat» (precariado - neologismo que joga com proletariado e precário para definir um novo grupo social de trabalhadores e desempregados que vive em condições muito precárias),
- «Gesundheitsreform» (a malfadada reforma da saúde) e
- «Problembär» (urso problema, a propósito de um urso avistado na Baviera, que provocou algum medo às populações, começou a ser designado pelos políticos como problema, e acabou por ser abatido a tiro).

A comissão escolheu ainda duas outras expressões que marcaram de modo negativo este ano:
- «Konsumopfer» (vítima do consumo, expressão usada por Wolfgang Joop para se referir às modelos que fazem dietas desumanas para se ajustarem aos actuais ideais de beleza).
- «Neiddebatte» (debate da inveja, como um chefe da Bundesbank chamou à discussão sobre os salários astronómicos de certos administradores).

***

Gosto deste jogo de rever um ano a partir das palavras que deixou.
.

Sem comentários: