31 outubro 2018

revisões da matéria dada

#diga1933

Encontrei este desabafo desesperado no facebook.
Depois de ler tantas biografias atravessadas pelo horror nazi, dou comigo a ler relatos muito semelhantes feitos em 2018. Aquela ideia de andar nos mocassins dos outros para os compreender ganha um novo significado: a História invade as nossas vidas com toda a sua crueza. Se não me bastou ler para entender, pode ser que entenda finalmente quando vejo acontecer à minha volta.
Por estes dias, assistimos ao regresso das dificuldades e dos desafios com que os alemães de 1933 se viram confrontados. E parece que estamos tão paralizados e perplexos como eles. 
 

Desabafo de um amigo/amiga brasileiro, que por razões óbvias não convém identificar:
"Considerações pós eleições:

1- não, eu não tô calmo/a e não tenho previsão de ficar calmo/a. Seria mais fácil eu estar calmo/a porque eu sou branco/a, hétero, moro na zona sul, dentre outros privilégios que acumulo hoje, mas como pensar só no meu rabo? Quem me conhece minimamente sabe disso...além do mais, infelizmente acredito(não desejo) no sofrimento generalizado da classe média pra baixo. Não pense que seu rabo está a salvo.
2- Sou humano/a! Não sou namastê good vibes! Estou com raiva de gente religiosa/espiritualizada hipócrita que votou nesse homem burro e mau se valendo do fato de ter privilégios ainda maiores que os meus, tipo: morar fora do país, ter carro blindado pra andar num país armado, morar em condomínio fechado com gorilas armados até os dentes...São meus filhos que andam desprotegidos nas ruas do Rio de Janeiro e milhares de outros filhos de outras mães...e se algo acontecer aos meus torça pra eu não cruzar com vc
3- Dói miseravelmente saber que o massacre nas áreas mais pobres vai aumentar...sim, Cinderelas, porque vc não faz ideia de que já existe um massacre e que aquele menino que morreu indo pra escola na Maré virou apenas uma leve expressão de tristeza na sua cara de pau, enquanto pra mãe dele é um buraco negro que nunca terá fim. A verdade é: vc está cagando pra gente pobre. Cagando! Embora finja até pra si mesma que não, está cagando! E agora eu sei quem vc é!
4- Peço perdão a quem me manda a florzinha da resistência de quem lutou ao meu lado e está orgulhoso por ter amigos assim e acha que é importante esse momento de afagos. Não que eu não valorize conhecer gente decente que pensa no mundo pra todos e não só pra sua bolha dourada...mas, veja, só nas primeiras 24h já foram mortes por arma de fogo em comemorações pela vitória desse maldito, vizinhos atirando pro alto(e olha que eu moro no ÚNICO bairro do RJ onde o Haddad ganhou), gente ameaçando vizinhos pela janela, Paulo Guedes tratando jornalista como lixo, professores sendo ameaçados, invasão da UNB, aquela acelerada na reforma da previdência em moldes mais macabros ainda...e eu nem tô conseguindo me lembrar de tudo...e não tô conseguindo ser fofo/a. Se vc gosta de mim tenta entender essa limitação.
4- De minha parte não haverá ciranda! Vou dedicar todo o tempo que tiver ao trabalho de base e não vou conseguir ter respeito por ativista de sofá. Desculpa. Ou é isso, ou sair do país. E eu posso sair de cabeça erguida porque desde os 17 anos aderi a um partido que sonhou e construiu uma vida melhor pro meu povo. E por seus acertos muito mais do que por seus erros, foi massacrado. Se eu quiser me “aposentar” dessa luta quero ver quem é que vai julgar! Mas vc que votou nesse traste, baixa a tua bola agora que a tua responsabilidade é mais pesada que a massa da terra...começa a assumir tua escolha! Cobre esse infeliz! Para de mostrar a beleza da primeira dama que isso só mostra o seu nível de retardo intelectual e moral. Que caralhos importa pro país se a mulher é bonita ou feia?!! Se ela é cristã ou ateia?! Se ela é baladeira ou recatada do lar?
5- Sei quem votou nele e sei quem banca o isento pra não assumir responsabilidade em nenhuma hipótese, e queria dizer que eu não terei constrangimento em constrangê-los pessoal ou virtualmente a cada inevitável cagada que rolar.
Por enquanto é só!"

Sem comentários: