06 novembro 2016

"em cada esquina espreitam várias direcções"



Faz hoje 27 anos que cheguei à Alemanha.
(E tirei esta imagem do post em que falava dessa mudança, há dois anos)

Estamos a preparar a comemoração de 25 anos de casados, daqui a uns meses.

É curioso: os dois anos e meio entre vir morar na Alemanha e casar parecem-me uma eternidade, e os 25 seguintes passaram num instante. Alguém engatou o "rapidíssimo" na minha vida, e tenho vindo por aí a atravessar paisagens e gentes a uma velocidade desaustinada, simultaneamente com pena de não demorar mais em cada uma, e contente por partir para novas descobertas.

Escrevo "rapidíssimo" e sorrio, porque lembro aquela anedota das mudanças no carro: 1 para arrancar, 2 e 3 para ganhar velocidade, 4 para velocidade de cruzeiro e R para rapidíssimo...

R de ré, de recuar, de Rückgang. R de olhar para trás, e de saber que trago do passado a estrutura e o contexto com que rasgo novos caminhos. R de me reinventar.

(Estou a ouvir Rachmaninoff, o 2º para piano. Chega de filosofias.)  



Sem comentários: