13 abril 2011

when I'm sixty four

Hoje encontrei na aula de zumba uma - não vou dizer velhinha, não vou dizer velhota - mulher de oitenta anos. Uma mulher fantástica. De momento tem problemas nos joelhos (artrose, derrame de líquido e um tumor benigno) mas que é isso para alguém da fibra dela? Pôs umas joelheiras ortopédicas, e toca a dançar. Tango, salsa, merengue, cumbia. E roda a anca, e salta, e vira.
Saiu da aula mais fresca e alegre que as outras, e ficámos a conversar um bocadinho - eu encantada. Ela é polaca, tem uns olhos verdes muito vivos, e o cabelo impecavelmente arranjado num tom avermelhado. A amiga dela, peruana, gabou-lhe a coragem de dançar. E ela, rindo: tem de ser, quero continuar em forma. Não me posso ver ao espelho, porque olho para aquela e pergunto "Maria? onde estás tu? essa aí é a tua mãe!" - o meu corpo está a ficar igual ao da minha mãe, tenho de ter cuidado para não ganhar barriga como ela. 
E vá de falar de dietas, e das melhores máquinas para não ganhar barriga, e eu "basta fazer zumba com o umbigo colado às costas" e ela "como as francesas, andam sempre esticadas e com os músculos tensos, é uma coisa que se pode treinar" e eu "ai é esse o truque delas?" e a peruana "Pilates também ajuda muito" e eu "comer devagar" e a peruana "tu comes muito depressa" e ela "sim, às vezes sirvo o meu marido e vou comendo sem sequer me sentar". E por aí fora. Depois contou que o marido vai ser internado alguns dias no hospital, mas mudou logo de assunto, porque vem ao ginásio para descansar dos problemas que tem em casa, deixa-os todos à porta. Disse-nos adeuzinho, foi para as máquinas.

Oitenta anos. 
O Paul McCartney não sabia nada da vida quando escreveu When I'm Sixty Four.

1 comentário:

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Pois... A minha Mãe também tem oitenta anos, começou há dois meses a fazer fisioterapia e massagens terapêuticas (desde que tem uma fisioterapeuta como vizinha do lado, isso facilita bastante...), e outro dia já me disse que, ao fim de muitos anos, consegue outra vez erguer-se da cadeira onde se senta, só apoiada nas pernas, e puxar essa cadeira para a frente sózinha! Parece uma ridicularia, mas outras pequenas conquistas como estas estão a animá-la bastante!...