06 janeiro 2011

Wagner em Buchenwald

Publiquei este post em Abril de 2005, quando em Weimar se comemoravam 60 anos da libertação de Buchenwald. Lembro-me muitas vezes deste episódio, e por isso o publico de novo.

***


Passeio em Weimar com um judeu sobrevivente de Auschwitz e Buchenwald:

Guia turística: "Entre outros músicos famosos, moraram em Weimar Bach, Liszt e Wagner."

Sobrevivente: "Ah, Wagner! Sabe, no campo de concentração havia altifalantes para os soldados darem as ordens aos prisioneiros. Uma vez, esqueceram-se de desligar o altifalante, e de repente ecoou por todo o campo a abertura do Navio Fantasma. Ah, que música genial!
Quando se aperceberam do que se estava a passar, correram a desligar o altifalante. Já foram tarde: eu estava feliz, porque tinha conseguido ouvir toda a abertura, tão inesperada naquele lugar. Na altura eu era muito novo, mas já me tinha começado a interessar por ópera, já apreciava Wagner."

Guia turística: "Wagner tinha umas opiniões políticas complicadas..."

Sobrevivente: "Pois tinha, mas que é que isso me interessa? Podemos separar as coisas. Independentemente da ideologia de Wagner, ainda hoje me lembro da sensação maravilhosa que foi ouvir uma ópera dele no terreiro de Buchenwald."

PS. Este post é dedicado ao Lutz, em jeito de comentário a um
post destemido no Quase em Português.

Sem comentários: