09 fevereiro 2026

o que é o populismo?

 

Isabel Sousa Lobo, no Facebook

"O que é o populismo?
O candidato da direita radical, que andou a carregar garrafas de água com ar martirizado, não teve uma palavra para com as vítimas da intempérie no discurso da derrota. Até pretendeu, anteriormente, adiar as eleições. Já o candidato vencedor, o nosso próximo PR, foi logo por aí que começou e disse que se ia empenhar em soluções o mais eficazes e prontas que fosse possível.
Curiosamente, acabo de ler que nos concelhos onde foi decretado o estado de calamidade, o acréscimo de votos do candidato vencedor foi superior à média nacional; e o acréscimo de votos do candidato perdedor foi inferior à média nacional. As populações afectadas souberam bem distinguir entre um farsante que explora teatralmente a desgraça, de um candidato que cultivou a discrição para se inteirar no terreno da situação e que, certamente, seria genuíno no seu empenhamento.
O populismo é isto: teatro, mentira, oportunismo mas desinteresse real pelos problemas das pessoas. A desgraça alheia é apenas um meio para ampliarem poder e influência, nunca para melhorarem as condições de vida de quem mais sofre. Este foi um exemplo prático de populismo."

Sem comentários: