30 julho 2025

férias passadas

Apontamentos de férias repescados do Facebook, do Verão de 2019.
1.
O prédio Coutinho ainda aberto, e o Natário fechado...
Mesmo assim, Viana do Castelo continua a encantar.
2.
- Oh que linda troca de olhos -
A caminho da praia, naquele cruzamento onde já se sente o mar, espero para deixar passar um tractor conduzido por um lavrador velhinho que leva o seu cão empoleirado sobre a capota do motor. Tudo está certo neste momento: o ar pimpão do bicho, o ar sereno do lavrador. Sorrimo-nos. Depois eles vão à vida deles e eu à minha.
Pena não ter tirado uma fotografia daqueles dois. Contado, não é a mesma alegria.

3-
- barriga, perna e glúteos-
Ir do Rodanho à Amorosa com a água pelos joelhos, ou mais acima, ou mais abaixo, conforme as ondas.
Insularidade é isto: viver a mais de 2000 km do meu Fitness Studio favorito.



4.
E depois, no caminho para casa, encontro um senhor a vender melões casca-de-carvalho. Enquanto me escolhe dois, conta-me novidades da nossa freguesia. Ainda agora vendeu um melão ao carpinteiro, e mais à viúva não sei quê...
Ao cliente seguinte contará de certeza que ainda agora vendeu dois melões para a Alemanha. E bem se engana: um é para o Porto, mas escuso de lhe contar a minha vida toda. Conto só cá entre nós no Facebook... 5.
Podia falar da luz doce que ontem envolvia o Porto, ou da alegria de ver ouriços no castanheiro que plantámos no verão passado, ou dos abacates enormes na árvore que me acompanha ao pequeno-almoço, ou do marulhar das ondas, ou deste meu torpor de lagarto ao sol.
Mas são apenas os ganhos colaterais desta viagem a Portugal. A alegria maior está nos encontros com os amigos - e sabe sempre a pouco. Portanto...

6.
Depois de quase um mês em Portugal, regresso a Berlim. Vou e venho, venho e vou: estou sempre em casa.
Obrigada a todos os que em Portugal me oferecem o enorme presente de me fazer sentir uma pertença. Se fosse preciso definir Heimat, era por aí.
7. Deixa cá ver o que posso fazer para o jantar... (cozinha fusão: abacates e limões do Minho, tomates e rúcula berlinenses)

Sem comentários: