15 janeiro 2024

a vida misteriosa das aves

 


Aposto que já estavam com saudades do Wladimir Kaminer. Aqui vai um texto, acabadinho de publicar por ele no facebook, e acabadinho de traduzir pelo Speedy Gonzalez. A vida misteriosa das aves
Há tempos, falei com os meus "vizinhos solidários" sobre a decoração da fachada do nosso prédio. Apesar de não serem realmente homossexuais, tinham há uma eternidade uma grande bandeira do arco-íris à janela, erguiam essa bandeira por solidariedade e a favor da diversidade no nosso país. Devido às alterações climáticas e ao mau tempo, a bandeira perdeu as suas cores e ficou com o aspecto de uma colcha suja. Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, penduraram a bandeira ucraniana por cima. A guerra já dura há quase dois anos, a bandeira sobreviveu a dois bombardeamentos de fogo de artifício de Ano Novo, à chuva, à neve, ao sol e ao vento, e está com o aspecto desleixado da anterior. Houve uma época em que os vizinhos também queriam ter a bandeira russa ao lado da ucraniana, como um apelo à paz entre os dois países. Convenci-os a desistir desta ideia. Entretanto, já ambas as partes contam muitos mortos e feridos, e acusam-se mutuamente em vez de dar as culpas a Putin. As duas bandeiras numa varanda atrairiam certamente o dobro de pedradas contra as janelas. Após o atentado do Hamas de 7 de Outubro, os vizinhos quiseram exibir uma bandeira israelita, para exprimir a sua solidariedade para com o Estado de Israel que fora vítima de um ataque, mas, tendo em conta as numerosas manifestações pró-palestinianas que passaram repetidamente em frente às nossas varandas, abstiveram-se de o fazer. Tanto mais que o Estado de Israel estava a disparar a torto e a direito com tamanha selvajaria que dava a impressão que os dirigentes israelitas tinham criado um novo conceito de segurança para o seu país: rebentar todos os edifícios num raio de cem quilómetros.
Que tal uma bandeira alemã, com a sua bela águia? perguntei aos vizinhos. Afinal de contas, a Alemanha também precisa da nossa solidariedade. O país sofre de oscilações climáticas extremas e de problemas de trânsito, estão a ser criados novos partidos híbridos, meio de direita e meio de esquerda, as pessoas estão confusas, por vezes os tractores atravessam subitamente Berlim e os comboios param, ou vice-versa.
A bandeira alemã com a águia é provavelmente a única bandeira nacional que é proibida nas varandas na Alemanha, explicaram-me os vizinhos. Só as autoridades públicas estão autorizadas a exibi-la. Qualquer privado que exiba a bandeira em público está a cometer uma infracção. Por causa desta conversa, sonhei que na minha varanda havia um pássaro enorme e colorido, batia com o bico no vidro. A porta abriu-se sozinha, a águia federal entrou, pousou a cabeça no meu joelho, ergueu para mim os olhos e disse: "Então que tal?”

Sem comentários: