16 novembro 2022

está? é da guerra?

 

O que fazem diferentes estilos de informação: à hora a que ontem, em Portugal, já se fazia "humor de cadafalso" (*), os noticiários alemães abriam com ar preocupado e milhões de dúvidas: "há uma imagem no twitter", "não se sabe ainda se são bombas russas", "não se sabe quem lançou", "não se sabe porquê".

Desliguei o facebook para não ler tudo o que Portugal já sabe, e dormi relativamente descansada: há aí profissionais que estão a trabalhar a toda a velocidade para esclarecer o caso, e só depois se poderá tomar uma decisão bem fundamentada. 


(*) "humor de cadafalso": existe em Portugal esta expressão para nos referirmos às piadas que fazemos para não nos deixarmos derrotar pela iminência do horror?



2 comentários:

jj.amarante disse...

Eu desconhecia a expressão, o google em português não é grande coisa (nem cita o famosissimo 2 dedos de conversa), mas o resultado de 228 ocorrências (que se reduziram a 39) para "humor de cadafalso" colocado entre aspas parece negar o uso em Portugal e nos outros países da CPLP.

Helena Araújo disse...

Era preciso introduzir essa expressão, ou alguma semelhante. Porque é diferente do humor negro em geral. Este é o humor das vítimas para tentarem lidar com algo que as ameaça de morte.