04 maio 2022

9 euros por mês para os transportes públicos em toda a Alemanha

 

Este vai ser o verão dos transportes públicos na Alemanha: em junho, julho e agosto pode-se comprar um passe mensal de 9 euros que permite andar nos transportes públicos de todas as localidades do país, e também em todos os comboios regionais.

Isso mesmo: paga-se uma vez 9 euros e pode-se ir passear dos Alpes até ao Báltico - mas nos comboios regionais, aqueles tipo tartaruga da fábula de La Fontaine.

(Ó pra nós a vislumbrar um bocadinho de futuro.)

O que não é tão apelativo: não houve tempo para reforçar os transportes, nem em termos de pessoal nem em termos de mais carruagens e autocarros.

Portanto: este vai ser o verão dos transportes públicos na Alemanha, e também de tirar a barriguinha de misérias no que diz respeito a proximidade social...

(Se calhar começava a levar comigo o famoso palito para usar em caso de contactos indesejados no autocarro.)

Uma colega do coro dizia ontem que já comprou o passe anual para os transportes públicos berlinenses, bem mais caro que 9 euros por mês. Espera que lhe devolvam o dinheiro correspondente a estes 3 meses. Outro questionava se tudo tem de ser justo até ao último cêntimo. Lembrei-me logo da parábola dos trabalhadores da vinha: "então não recebeste aquilo que foi combinado? que te interessa a ti o que combinei com os outros?". Mas isso era no tempo em que não havia partidos populistas de extrema-direita a capitalizar o descontentamento das pessoas. Eles que devolvam o dinheiro dos passes, caso contrário nas próximas eleições os oportunistas da extrema-direita vão dar mais um saltinho para a frente.


Sem comentários: