10 março 2022

ainda o cancelamento dos russos



Entretanto ocorreu-me que o resto do mundo não devia bloquear a saída de representantes da Rússia para eventos culturais ou desportivos. Muito pelo contrário: venham todos, quantos mais, melhor!
Mas antes do seu evento, tinham de assistir a um filmezito de duas horas, ou assim, sobre o sistema Putin e o que está a fazer agora na Ucrânia.
(Como se faz em Berlim, naquele bunker nazi para turistas: antes de chegarem à salinha que recria o escritório de Hitler, levam noventa minutos de informação sobre o que foi o III Reich. Não há cá almoços grátis... )
Vem isto a propósito de notícias que andam por aí, corroboradas pelo que me contaram ontem os meus vizinhos russo/ucraniana: é impossível conversar com os amigos russos e até com os próprios familiares ucranianos na Rússia, porque todos estão firmemente convencidos que Putin está a lutar contra os nazis na Ucrânia, e os bombardeamentos das cidades é fake news.
(E uma nota à margem sobre o PCP: se até ucranianos a viver na Rússia dão um desconto enorme ao que lhes contam os seus próprios familiares a viver abrigados em bunkers e em estado de desespero absoluto, percebe-se um pouco melhor que um partido como o PCP também tenha dificuldade em encarar a realidade e reagir adequadamente a ela.)


1 comentário:

A.João disse...

Tenho pena que o PCP tenha agido assim. E não foram mais radicais nas reacções porque sabem que a opinião publica está a reagir mal aos argumentos deles.