11 dezembro 2021

saudades da Bay Area


Foto: Point Bonita Light - Battery Mendell - 2011 - by SJL


Post encontrado no baú, sobre um passeio de fim-de-semana que terminou com uma "Sunset & Full Moon Walk to Point Bonita Lighthouse" (recomendo muito):

Fevereiro de 2002 De Calistoga voltámos para San Francisco, atravessando as vinhas de Napa e Sonoma. A mostarda está em flor, pelo meio das vinhas há carreiros amarelos que se perdem lá ao fundo nas colinas adoçadas em terraços. Algures depois de Sonoma há um momento em que os montes se separam para deixar entrever um pouco da baía e a silhueta da baixa de San Francisco lá longe, bem depois de as vinhas ficarem azuis e perderem os contornos.

Encontrámos a Golden Gate Bridge banhada de luz rasa à água, com o vermelho muito vivo. Virámos para Point Bonita e chegámos mesmo a tempo de ver a lua pálida a nascer sobre Berkeley. Caminhámos até ao farol ao longo dos montes íngremes, parámos para ver todos os outros faróis (Point Reyes, Farallon Islands, Alcatraz) e para saborear as estrelas e a lua cada vez mais viva no céu que escurecia.

Voltámos pelo caminho iluminado apenas pelo mítico luar de Janeiro, tornado famoso pelo Estado Novo no meu livro da escola primária. Quantas gerações de portugueses não terão sido obrigadas a ler esse texto e a admirar a figurinha da família que caminhava ao luar.

Muda a figura, mantém-se a magia: caminhávamos ao lado do vulto escuro dos montes, vendo entre as duas margens as linhas elegantes da ponte desenhadas pelo luar, do outro lado a cidade polvilhada de luzes e pelo meio a lua inundando a baía de luz prateada.

"Foi muito bonito", disse a minha amiga na sua voz doce.
Foi.


Sem comentários: