10 dezembro 2021

neve

 








Ontem nevou uma neve bonita em Berlim.
Saí para o jardim com a máquina fotográfica. A neve sobre as últimas flores do outono - que ali  queremos disponíveis para as abelhas até ao último dia de calor -, sobre as bagas de gogi, sobre as capuchinhas que ainda há pouco tempo comemos na salada, 
sobre a alfazema e sobre os figos.

Sim: os figos que não amadureceram no verão, e só começaram a ficar comestíveis em novembro,  quando eu já tinha desistido deles, e hoje lá me apareceram de novo, cobertos de neve. 

Figos na neve: até me lembrou aquela cena de Nostalgia, de Tarkowskij, quando o homem tentava atravessar a água com fogo na mão. 

(E agora me lembro que ainda não publiquei a fotos mais bonitas da neve do inverno passado.)
(A sério: como é que me aturo a mim própria?)