14 abril 2021

máquinas de lavar a louça, e outros assuntos mais interessantes

 


A máquina de lavar a louça chegou hoje, à hora combinada: vieram, viram, instalaram a nova e levaram a velha. Viva! (E tem gaveta para os talheres, caso os mais cuscos queiram saber) (mas guardei o cesto dos talheres da máquina velha, para o caso de não me dar bem com estas modernices)

Eram dois simpáticos cavalheiros: educados e competentes. No fim tive de assinar uma folha duas vezes: pela recepção da máquina e do serviço, e a confirmar que tinham usado máscara durante todo o tempo.

No fim, um deles contou-me que já instalou mais de cem mil electrodomésticos. Começou em 1990, e nos primeiros anos tinha de fazer 25 entregas por dia. Agora já só faz os trabalhos mais complicados, que exigem mais tempo. Como esta máquina, para a qual estavam previstos 45 minutos.

Também me contou que já viu algumas casas como a minha: com a cozinha no último andar para ter mais céu. Eu a pensar que tinha sido muito original, mas afinal, parece que não fui a única pessoa a roubar a ideia àquele meu amigo que era professor na Bauhaus de Weimar...

A mulher dele teve covid e passou bastante mal, mas não contagiou ninguém da família. Apanhou no hospital onde trabalhava. Do pessoal na área dos doentes com covid nesse hospital, 80% foi contagiado. E mais uma vez me sinto surpreendida e grata pela imensa generosidade das pessoas que trabalham na área da Saúde, e arriscam a sua própria vida para ajudarem os outros.

"Não desejo a ninguém aquilo que ela viu naquelas enfermarias!", disse ele. Os doentes isolados, em estado cada vez mais desesperado, sem poder receber visitas. "Quando a minha mulher se dava conta de que era provável que o doente não sobrevivesse, arranjava maneira de deixar entrar os familiares às escondidas, para se despedirem. É preciso não esquecer o nosso dever de humanismo!"

Depois reparou que já ia em 50 minutos, e pôs-se rapidamente a caminho da casa do cliente seguinte.

Desde 1976, mais ano menos ano, que não me tinha acontecido um técnico de electrodomésticos tão interessante. O outro foi um que veio consertar a máquina de lavar a louça (eu e as máquinas de lavar a louça!...) e me pediu que tirasse dali a perna de presunto que tinha um aroma demasiado sedutor.

"Isto é o suplício de Tântalo!", queixou-se ele. Já lá vão cinquenta anos, mas não esqueci a surpresa de um técnico me vir com cenas da mitologia grega (Helena Araújo: há mais de meio século a levar tareias nos seus preconceitos). Só não me lembro se no fim ele aceitou umas fatias finas de presunto. Mas sei que ofereci.

E assim termina o folhetim da minha máquina de lavar a louça. Estou muito aliviada por desta vez terem vindo técnicos competentes e sérios. É que o último que cá esteve consertou a máquina seguindo tutoriais no youtube (o site da empresa, que tinha um ar muito profissional, dizia que só trabalhavam com mestres...), e os penúltimos que cá estiveram eram claramente um esquema de golpe (foi uma sorte não me terem assaltado).

Duvido que nos próximos anos haja nova temporada da série "a nossa máquina de lavar a louça em Berlim", mas se houver podem ter a certeza que serão informados.


Sem comentários: