25 abril 2021

genocídio dos arménios

 


 

Um momento importantíssimo para o povo arménio: o presidente dos EUA reconheceu formalmente como genocídio os assassinatos em massa dos arménios, que foram perpetrados há mais de 100 anos na Turquia.

Dizê-lo com todas as letras: genocídio.

Se a 24 de abril de 1915 não tivessem começado por prender e matar as figuras mais destacadas do povo arménio, numa operação planeada e levada a cabo com grande precisão, poderia talvez haver lugar para a dúvida. Se não fossem as marchas da morte no deserto, se não fossem os barcos carregados de pessoas para fazer desaparecer afogadas no mar, talvez se pudesse dizer que “acontece a todos, do outro lado também morreram muitos”.

Mas tudo isso foi feito premeditadamente, e o resultado final foi exactamente aquele que se pretendia.

Ao contrário do império otomano, na Turquia moderna não havia espaço para outras línguas e outras religiões. Os milhões de arménios, que viviam há milhares de anos naquela que era a sua própria terra, “tinham” de desaparecer. E desapareceram: na Turquia de hoje praticamente não há arménios.







Nas imagens: cerimónia de homenagem às vítimas, que decorre todos os anos a 24 de Abril no memorial do genocídio, em Yerevan.

 

Sem comentários: