20 dezembro 2020

"desova"

Ontem falou-se de "desova" na Enciclopédia Ilustrada. O que me lembrou da visita que fizemos ao Matthias no ano em que esteve a fazer trabalho de voluntariado na Costa Rica. O país é lindíssimo, e tivemos umas férias extraordinárias - desde a baía Drake, no Pacífico, ao Parque Tortuguero, do lado atlântico. Pensávamos que em Tortuguero íamos ver uma tartaruga na #desova, mas não vieram - deixando-nos a desconfiar que o nome do parque seria publicidade enganosa.
Alguns dias mais tarde tentámos a sorte em Gandoca, mesmo junto à fronteira do Panamá. O agente de viagens arranjou-nos um hotel "simples", como ele lhe chamou com desenvoltura. Talvez viesse a ser simples, mas quando lá estivemos era uma casa em construção, ainda sem janelas nem chão, com imensos insectos e outra bicharada a dividir o espaço connosco. No resto das férias rimos muito sempre que a palavra "detalhes" vinha à baila, porque foi o que o dono nos disse, "só faltam aqui uns detalhes", enquanto improvisava um duche com uma mangueira. Que me importa? Foi em Gandoca que vivemos o momento mais mágico dessas férias. Na praia, de noite, sob uma chuva torrencial, quase às escuras e em silêncio, a respeitosa distância de uma tartaruga enorme que estava a desovar. Após o último ovo começou a usar as patas como pás, atirando areia para cima dos ovos - zuuum esquerda zuuum direita zuuum esquerda zuuum direita - criando na areia um padrão geométrico perfeito. Quando acabou, afastou-se majestosamente e desapareceu na água. Lá longe, no horizonte, havia clarões e estranhos relâmpagos.
O nosso guia disse que os antigos, que conheciam os sinais, falavam de uma energia especial nas noites da desova.
Regressámos ao nosso tugúrio, ensopados e felizes.

No dia seguinte, alguns voluntários iriam à praia recolher os ovos para os chocar em segurança, longe dos predadores humanos e outros.

-----

Ainda a propósito de "desova", partilho esta revelação do blogue Quadripolaridades:

Maria disse...

No dia que comemoramos o nascimento de Cristo, desejo que no seu coração renasçam a esperança, a fé e a paz. Feliz Natal! Que você possa viver esta época natalina em plena alegria, e na companhia da sua família. Que o amor e todos os bons sentimentos prevaleçam sobre o materialismo dos presentes. E que Deus conceda a você e toda sua família muita felicidade e saúde o ano todo. Tenha um Natal abençoado!

Unknown disse...

Olá Helena, estive nesse Tortuguero em 1994, obrigado por me fazer reviver esse tempo e lugar mágico; não cheguei a ver desovas, a não ser numa VHS manhosa que um dos companheiros de barcaça (um idoso alemão que era fã da Costa Rica e um dia mais tarde nos visitou no Porto) mais tarde me fez chegar; também dormi numa casa simples (esta já concluída ;) mas a atmosfera era de sonho, as cores de tudo esplêndidas, costa-riquenhos lânguidos ouviam reggae encostados a árvores e à noite choveu tanto que no quarto a água chegava-nos aos joelhos.

Helena Araújo disse...

Maria, obrigada.
Um bom Natal também para si.

"Unknown", o lugar é mágico, sim.
E também tive um dilúvio desses. Grossos pingos de chuva esbranquiçada, como se estivesse a chover leite.
(Mas o quarto permaneceu seco)