13 maio 2020

Monet e eu


No dia 12 de Setembro de 1886, Monet desembarcou em Belle-Île, na Bretanha, para uma breve estadia. As paisagens, as tempestades e sobretudo as constantes mudanças das condições atmosféricas encantaram-no a tal ponto que acabou por ficar mais de setenta dias.

Era visto avançando pelos caminhos da costa com um grupo de miúdos que carregavam cada qual a sua tela do mesmo motivo. Chegados ao local escolhido, Monet instalava-se e ia pintando ora uma ora outra tela consoante o momento: a pintura onde brilhava o sol, a pintura onde alguma nuvem passageira adoçava as cores, a pintura que anunciava a tempestade a caminho.

Por minha vez, cheguei à Bretanha no dia 1 de Março de 2020, para ficar seis meses. As medidas de confinamento geral devido à covid-19 vieram dar comigo instalada num pequeno apartamento de janelas enormes viradas para nascente, de onde se vê o rio Penfeld e a colina central de Brest. As paisagens, as tempestades e sobretudo as constantes mudanças das condições atmosféricas encantam-me a tal ponto que quase nem me importei de ficar dois meses do lado de dentro daquelas janelas.

Ao fim do dia, quando as mudanças bruscas da luz se exibiam no seu ritmo mais alucinante, obrigando-me a interromper repetidamente o jantar para fotografar a paisagem sempre nova, muitas vezes exclamei: "coitadinho do Monet!"

Se eu - que sou apenas eu - já ando neste alvoroço e desassossego com a máquina fotográfica, como não terá sido a vida do Monet na Bretanha?

Sim, como terá sido? Será que também ficava paralisado de espanto quando a neblina abria para um sol intenso, ou a sombra das nuvens deslizava velozmente sobre os telhados, será que emudecia perante os dias mais claros? Será que se irritava como eu, no regresso do supermercado ao entardecer, as casas tão brancas de luz rasa, desenhando-se firmemente contra o céu de chumbo por trás delas, e ele com a baguete fresca debaixo de um braço e o saco de frutos e legumes na outra mão, furioso consigo próprio, "porque é que vim ao supermercado sem trazer os rapazes e as telas?"





---

Post publicado no grupo de facebook "Criando Liberdade em Reclusão"


1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Como fotos são perfeitas. Como pinturas são magistrais.
.
Cumprimentos