Recebi esta mensagem por whatsapp, juntamente com o pedido de partilhar o mais que possa.
A mensagem não tem muito de novo, o conteúdo está exposto de forma pouco articulada e passa ao lado de angústias existenciais que estão a atingir muitos de nós - além de ter algumas passagens que despertam o cepticismo que há em mim. Mas há um detalhe que a torna excepcional: veio de um círculo de pessoas que votam nos partidos conservadores alemães, e cuja voz se faz ouvir com força em níveis importantes da política e da religião. E é particularmente importante neste momento, quando parece que os políticos tomam decisões sobre questões cruciais para o futuro pensando que a sociedade ainda é composta maioritariamente por eleitores com o perfil dos cidadãos de há cinquenta anos.
Em suma: saber que esta mensagem circula em círculos conservadores alegra-me imenso, por ser sinal de que a vontade de reinventar uma outra maneira de estar neste planeta deixou de ser uma maluquice de alguns lunáticos de esquerda, e está a crescer cada vez mais em todos os sectores da sociedade.
(Aleluia! Aleluia!)
---
Pode ser que os navios fiquem parados durante uma temporada nos portos italianos, ...mas também pode ser que os golfinhos e outros animais marinhos possam finalmente recuperar o seu habitat.
Já se vêem golfinhos nos portos italianos, e os peixes regressaram aos canais de Veneza!
Pode ser que as pessoas se sintam enclausuradas nas suas casas, ...mas também pode ser que tenham recomeçado finalmente a cantar umas com as outras, a ajudar-se mutuamente e, pela primeira vez desde há muito tempo, a sentir que pertencem a uma comunidade.
As pessoas estão a cantar umas com as outras!
Pode ser que a redução das ligações aéreas provoque em muitos uma sensação de sequestro e implique algumas limitações profissionais, ...mas também pode ser que a Terra tenha agora a possibilidade de respirar fundo, o céu ganhe cores mais fortes, e algumas crianças na China possam ver pela primeira vez a cor azul do céu.
Repara com os teus próprios olhos: como o céu está mais calmo e azul!
Pode ser que o encerramento de infantários e escolas represente um imenso desafio para os pais, ...pode também ser que muitas crianças, pela primeira vez desde há muito, tenham uma chance para desenvolver a sua própria criatividade, agir com mais autodeterminação, e desacelerar um pouco.
E os pais podem ter a chance de conhecerem aspectos dos seus filhos que até agora ignoravam.
Pode ser que a nossa economia sofra danos terríveis, ...mas também pode ser que nós finalmente sejamos rapazes de reconhecer o que é realmente importante na vida, e que o crescimento constante é uma ideia absurda da sociedade de consumo. Tornámo-nos marionetes da economia.
Já era tempo de nos darmos conta do pouco que realmente nos é necessário.
Pode ser que isto seja demasiado para ti, ...mas também pode ser que tu sintas que esta crise também oferece a oportunidade para fazer a mudança há muito necessária:
- que permite que a Terra respire,
- que oferece às crianças valores há muito esquecidos,
- que traz um enorme abrandamento no ritmo da nossa sociedade,
- que pode ser o princípio de uma maneira nova de estarmos uns com os outros,
- que, pelo menos durante algumas semanas, reduz o ritmo de crescimento da nossa montanha de lixo,
- que nos mostra até que ponto o planeta está disposto a iniciar a sua regeneração se a Humanidade tiver respeito por ele.
Recebemos um choque para acordar porque não estávamos a ser capazes de reconhecer a urgência do problema. Trata-se do nosso futuro. Trata-se do futuro dos nossos filhos.
(autor desconhecido)
2 comentários:
Subscrevo integralmente a sua introdução ao texto que circula! Confesso que já me tinha apercebido desse fenómeno e tinha ficado igualmente esperançada
Não pares, adoro o teu conteúdo <33
Enviar um comentário