17 fevereiro 2020

nazis fora!



(No filme vêem-se pessoas do público a apontar para o ofensor, e no final ouve-se: "Nazi raus!" - "nazis fora!")


Na sexta-feira passada estava a decorrer na cidade de Münster um jogo entre o SC Preußen Münster e os Würzburger Kickers quando, já perto do final do jogo, um espectador começou a fazer ruídos de macaco na direcção de um jogador alemão de pele negra.

Traduzo a notícia do Liga 3 - Online sobre o que aconteceu no campo:

Nazis fora!

O jogo ia no 86º minuto. Os Würzburger Kickers tinham um lançamento e Leroy Kwadwo recebeu a bola em frente à bancada principal. Como os Kickers estavam a mudar um jogador, o jogo foi brevemente interrompido - e neste preciso momento um espectador do bloco B fez sons de macaco na direcção do jogador de pele escura de Würzburg. Testemunhas também relataram que o homem gritou "Volta para o teu buraco". Kwadwo reagiu imediatamente, apontou para o espectador, dirigiu-se furiosamente à árbitra Katrin Rafalski e teve de ser acalmado pelos assistentes da equipa. Entretanto outros jogadores e responsáveis também se deram conta do incidente e, nas bancadas, o público começou ao gritar ao fã racista para que saísse do bloco.

O autor do insulto retirou-se. Lá fora, a polícia já o esperava para o levar para a esquadra. O orador do estádio, Martin Kehrenberg, leu uma declaração contra o racismo, o público reagiu com fortes aplausos e entoou "nazis fora" - um sinal muito forte. Kwadwo, visivelmente incomodado, foi aplaudido por vários jogadores das duas equipas, no que parecia serem sinais de elogio ao jogador e à árbitra. Depois disso, o jogo continuou.

"Exemplo de comportamento estúpido"

Depois do jogo, Kwadwo descreveu a cena para "100 PercentMeinSCP" da seguinte forma: "Eu ia pegar na bola para o lançamento quando ouvi que alguém no bloco estava a fazer ruídos de macaco. Comecei por achar que me teria enganado, mas depois reparei na pessoa. O homem continuou a fazer esses ruídos. Isto é completamente incompreensível. Um exemplo crasso de comportamento estúpido." Para o jovem de 23 anos foi o primeiro incidente deste tipo: "Nunca pensei que algo assim pudesse acontecer comigo, mas provavelmente vai haver sempre idiotas como este". No sábado, Kwadwo publicou uma declaração no site do clube: "Posso ter uma cor de pele diferente, mas nasci aqui, neste maravilhoso país que tanto me deu, a mim e à minha família, e tornou isto possível. Sou um de vocês, vivo aqui e posso realizar a minha vocação e paixão como profissional dos Würzburger Kickers".

Entretanto, o SC Preußen, numa declaração intitulada "Não há lugar para o racismo no Preußenstadion", distanciou-se do comportamento do espectador e "pediu expressamente desculpas a Leroy Kwadwo e à equipa adversária". O presidente do clube, Christoph Strässer, deixou claro: "Não pode haver lugar para isto num campo de futebol, e certamente menos ainda no nosso estádio. Não queremos nem precisamos de gente dessa aqui." Também o porta-voz da imprensa Marcel Weskamp enfatizou na conferência de imprensa: "Isto não é Münster. Münster é o que aconteceu a seguir".

Agradecimento aos fãs

Os treinadores de ambos os clubes também elogiaram a reacção notável do público: "Isto diz tudo sobre Münster e sobre os nossos fãs", elogiou o treinador Sascha Hildmann. Schiele, por usa vez, afirmou: "O apoio dos fãs foi fantástico, estamos muito gratos. Os polícias também reagiram muito bem e tomaram imediatamente conta do caso."

Kwadwo também elogiou os fãs: "A vossa reacção é exemplar - não fazem ideia do que isso significa para mim e para todos os outros jogadores de cor. Devemos todos continuar a lutar como VOCÊS fizeram e impedir que a semente dê fruto. Obrigado por cada mensagem! Espero que em breve estas coisas deixem de acontecer."

A interdição de frequentar o estádio do SC Preussen será provavelmente o menor dos problemas do ofensor, que se arrisca a uma acusação por incitamento ao ódio.  "Espero que ele nunca mais possa assistir a outro jogo de futebol", escreveu o capitão do Kickers, Sebastian Schuppen, no Twitter, após o jogo. Entretanto, o SCP terá de pagar uma multa, mas serão consideradas as medidas que foram imediatamente tomadas em relação ao ofensor.

Sem comentários: