11 novembro 2019

30 anos de Alemanha: tão longe e tão perto

A propósito dos 30 anos da queda do muro, que coincide com os meus 30 anos na Alemanha, foi publicado um texto meu no 7 Margens. Conto lá praticamente toda a minha história na Alemanha. Enfim, de facto é só mais ou menos 1% da minha história toda. Os mais cuscos podem ler aqui.

3 comentários:

Catarina disse...

Li. Estou muito impressionada com o que li.
Hoje em dia a distância geográfica não justifica o desconhecimento de determinados factos. Nunca me tinha debruçado sobre as consequências menos boas da reunificação. Na altura também fiquei entusiasmada: o muro caíu! Mas fiquei alheia aos problemas, à reviravolta que a vida das pessoas deu e ao que ainda se sente passados 30 anos.
O seu artigo foi muito esclarecedor.

jj.amarante disse...

Conheço um wessi que casou com uma ossi e que me contava os atropelos que tinham acontecido nas universidades de leste, com wessis a ocupar sem mérito que o justificasse os lugares dos ossis, bem como a falta de reconhecimento da validade de muitos cursos ou diplomas do leste. Dizia ele que era o "Spirit of victory".

Helena Araújo disse...

Há tanta coisa que a gente não sabe!
Mesmo quando estava a escrever este artigo, só pelo facto de ir juntando as peças consegui aperceber-me melhor da gravidade do que aconteceu. Enquanto ia assistindo, um episódio hoje outro amanhã, não me dava conta de como o somatório de episódios podia ser insuportável para as pessoas envolvidas.