01 junho 2019

oficial, e às tantas também cavalheiro...


A tentar decidir que palavra mágica propor hoje na Enciclopédia Ilustrada, fui à Wikipedia, procurei "1 de junho", e descobri que o Eichmann está assim descrito:
- 1962 — Adolf Eichmann, oficial alemão (n. 1906)
"Oficial alemão". O organizador do Holocausto é um mero "oficial alemão".

É certo que as outras personagens também só são referidas pela actividade que as celebrizou e a nacionalidade (jogador de futebol argentino / navegador português / etc.), mas "oficial" não é a actividade que melhor descreve Eichmann, e nos outros idiomas a Wikipedia não faz este branqueamento da História:

Inglês: 1962 – Adolf Eichmann is hanged in Israel.
Francês: 1962 - Adolf Eichmann, criminel nazi, est exécuté peu après minuit dans la cour de la prison de Ramla, en Israël.

Espanhol: 1962 - Adolf Eichmann, líder nazi alemán (n. 1906).
Alemão: 1962 - Adolf Eichmann, deutscher SS-Obersturmbannführer

Como comentavam há pouco no facebook: "Wiki em português é um gigantesco fracasso coletivo."


2 comentários:

jj.amarante disse...

Acho um bocadinho de exagero da sua parte neste caso embora a Wikipédia em português seja normalmente muito menos rica do que a versão inglesa que costuma ser a mais completa em assuntos de interesse geral. A entrada propriamente dita sobre o Eichman até está bastante completa. Não podemos esquecer que a alfabetização dos povos lusófonos foi tardia, continua atrasada e a qualidade da literacia lusófona deixará ainda bastante a desejar. Às vezes penso em contribuir para a Wikipédia mas nestes anos de blogue tenho-me limitado a referir a Wikipédia com grande frequência, embora bastantes vezes na versão inglesa. Um dia talvez sugira a algum académico para alguns trabalhos de curso consistirem em produzir artigos para a Wikipédia.

Helena Araújo disse...

Exagero por me escandalizar com a descrição do Eichmann como "oficial alemão"? Nesse caso, também deveria aceitar que chamassem ao Hitler simplesmente "político austríaco"...
Ainda bem que o artigo sobre o Eichmann está mais completo, mas o artigo das efemérides tem de ser corrigido no que diz respeito a este criminoso que tinha como objectivo de vida o extermínio do povo judeu.