06 janeiro 2019

"hidrogénio" (2)

Este post do Lutz Brückelmann na Enciclopédia Ilustrada é pura poesia:

O universo é composto em 90% por #hidrogénio e em 10% por hélio. Todos os restantes elementos juntos correspondem apenas a menos do que 0,1%. (Dentro destes 0,1% encontra-se a nossa terra, que por sua vez é composta em mais do que 99% por elementos outros do que hidrogénio e hélio. Não nos deixemos enganar pela aparente abundância do hidrogénio na superfície da terra: debaixo dos oceanos há muitos quilómetros cúbicos de silício e ferro.)

Hidrogénio é então o elemento predominante do universo e, como sabemos, o mais simples. É composto por apenas um protão como núcleo, orbitado por um eletrão. O segundo elemento mais leve e simples é pois o hélio, cujo núcleo corresponde a dois protões e dois neutrões, orbitado por dois eletrões. Estes dois elementos nasceram no Big Bang, 13,8 mil milhões anos atrás. Apenas depois da formação de estrelas, quando, sob a força da gravitação os gases de hidrogénio e hélio se coagularam em estrelas, aumentando a pressão e correspondentemente o calor de tal forma que se iniciou o processo de fusão nuclear, elementos mais pesados, como o oxigénio, o carbono e todos os outros, os ainda mais pesados de ferro e chumbo e ouro e urânio etc. podiam formar-se. Daí decorre que a primeira geração das estrelas não podia ter satélites com estes elementos, e também não podiam existir seres vivos como nós que somos em boa parte feitos destes elementos mais pesados.


Apenas depois da explosão de estrelas da primeira geração, e novae e suernovae, os elementos gerados no seu interior podiam espalhar-se no espaço e depois, na geração de estrelas da segunda geração, ou da terceira, quarta ou quinta, se podiam formar a volta destas bolas de gás e de material mais pesado, satélites que continham os elementos para formar planetas como a terra com a possibilidade de terem habitantes como nós. Somos então mesmo, como já dizia Joni Mitchell em Woodstock, feitos de Stardust. Todos os átomos (eventualmente com exceção de alguns de hidrogénio e de hélio), de que são feitos os nossos corpos, os nossos ossos, músculos, a pele ou o nosso cérebro, já se encontraram no núcleo duma estrela sob uma pressão imensa a temperaturas de milhões de graus Célsius.


Sem comentários: