10 julho 2018

mundial de futebol, dia 15


MF 2018 Dia 15

Depois de um aguerrido combate contra o campeão mundial, a Coreia do Sul ganhou à Alemanha. É certo que os coreanos já estavam eliminados e tinham de abandonar o Mundial de Futebol, mas levaram da capital tártara essa vitória. Como ganho suplementar e souvenir de Kasan levaram também o antigo chanceler alemão. Adieu Gerhard! Sem esforço não há arroz!

[N.T. - "Ohne Fleiß kein Reis" (sem esforço não há arroz), é um trocadilho ligado ao ditado alemão "Ohne Fleiß kein Preis" (sem esforço não há prémio).
"Sem esforço não há arroz - como me tornei alemão" é o título de um livro de Martin Hyun. Traduzo também rapidamente partes da apresentação desse livro: Martin Hyun é o Wladimir Kaminer coreano. (...) Filho de imigrantes coreanos, e desde 1993 um feliz cidadão alemão, é o modelo de integração bem-sucedida que todos gostam de dar. Martin Hyun descreve, de forma desarmante e com muito humor, as aventuras quotidianas dos estrangeiros na Alemanha. Desmascara tanto o debate político sobre a integração como as realidades sociais. Conta quantos filhos de emigrantes trabalham no Parlamento alemão. (...) E com os seus amigos de todos os países do mundo vai lutando pela vida na colorida selva urbana de Berlim.]


Sem comentários: