28 maio 2018

Berlim! đź’“ đź’“ đź’“

(foto)

A AfD teve ontem um desfile em Berlim. Bem organizados, distribuíram bandeiras da Alemanha (a costela maldosa que há em mim pergunta se terão sido feitas na China...). Repetiam slogans do género "Alemanha dos alemães", "fechem as fronteiras", "a Alemanha primeiro", "fora Merkel". Mostravam-se frustrados e incompreendidos, assustados com um presente cheio de desmandos dos políticos (refugiados, dívida pública, "e o euro, claro") e um futuro que se afigura incerto e ameaçador.
Diz a polĂ­cia que eram cerca de cinco mil manifestantes.

Do outro lado do rio e das barreiras da polícia havia uma contramanifestação com - ainda segundo estimativas da polícia - vinte e cinco mil pessoas dos mais variados quadrantes ideológicos, unidas por uma ideia simples: defender a diversidade social.

Adoro esta cidade.



1 comentário:

Jaime Santos disse...

Vivi em Berlim quase 5 anos e acho que tem toda a razão. Também eu adoro essa cidade e também por isso... Porque é uma cidade de gente livre e aberta... E isso já não é de hoje. Nos seus primórdios recebeu os huguenotes fugidos de França e mesmo Hitler pelos vistos não gostava nada dela e queria substituí-la por aquela monstruosidade do Speer...