12 abril 2018

Yuri Gagarin


 (fonte)
A 12 de Abril de 1961 Yuri Gagarin foi dar uma voltinha pelo espaço (ele dizia "cosmos"), tornando-se o primeiro ser humano a alcançar essa proeza. Por esse motivo - e também porque a palavra de hoje devia começar por Y, para seguir a ordem alfabética - hoje a palavra mágica da Enciclopédia Ilustrada é Yuri.
Andei a recolher algumas piadinhas para fazer lá um post, que repasso aqui.

1. O sentido de humor de Gagarin (1)
Depois de ter dado a volta à terra, a cápsula de Yuri Gagarin aterrou junto a uns camponeses. Conta ele: "When they saw me in my space suit and the parachute dragging alongside as I walked, they started to back away in fear. I told them, don't be afraid, I am a Soviet like you, who has descended from space, and I must find a telephone to call Moscow!"

2. O sentido de humor de Gagarin (2)
Sobre o que é que se conversa minutos antes de partir para uma aventura arriscada e de defecho muito incerto? Sergej Koroljow, o chefe do programa espacial soviético, que tinha uma afeição especial por Gagarin, informou-o de que havia imensa comida num compartimento da cápsula: salsichas, doces, compota e chá. "63 salsichas, vais engordar!", brincou ele. Gagarin, que já estava instalado na cápsula, respondeu: "O mais importante são as salsichas. Para acompanhar a aguardente."
(Bem, tenho esta frase em duas versões diferentes. A alemã diz "aguardente", a americana diz "luar". Não sei qual dos tradutores falhou.) (ADENDA: para que o tradutor que falhou fui eu. Explicaram-me que "Moonshine" é o álcool destilado ilegalmente, tão comum na Rússia como nos EUA.)
Por sorte Gagarin largou ainda o seu famoso "Poechali!" ("let's go!"). Sempre fica melhor na História usar um "para a frente!" que um "salsichas vão bem com aguardente!" (ou com "luar").
Era como se o Armstrong, ao sair para ir saltitar na lua, em vez de dizer aquela do pequeno passo para ele talicoiso dissesse algo como "e que não me doam os calos!"

3. Anedotas com Gagarin (1)
 


4. Anedotas com Gagarin (2)
Em pleno período dos movimentos civis dos negros nos EUA, Yuri Gagarin regressa à terra como o primeiro humano a fazer uma viagem espacial, e encontra-se com Krutschow.
- Viste Deus lá em cima? - pergunta Krutschow.
- Vi - responde Gagarin.
- Não contes a ninguém! - diz Krutschow, e dá-lhes 10.000 dólares.
A seguir, Gagarin encontra-se com o papa João XXIII.
- Viste Deus lá em cima? - pergunta o papa.
- Não.
- Não contes a ninguém! - diz o papa, e dá-lhe 10.000 dólares.
Finalmente, Gagarin encontra-se com Kennedy.
- Viste Deus lá em cima? - pergunta Kennedy.
- Sim.
- Bem, afinal de contas, é-me indiferente. Entre os meus eleitores contam-se crentes e ateus.
- Ela é negra... - acrescenta Gagarin.

5. Anedotas com Gagarin (3)
A piada que se segue contava-se à socapa no bloco de Leste:
O telefone toca na casa de Yuri Gagarin e a filha dele atende o telefone.
- Não, o papá e a mamã não estão - responde ela. O papá está a dar a volta à terra, e só volta às sete da noite. A mamã foi comprar comida, e ninguém sabe quando conseguirá regressar."

6. Não é anedota, mas parece: por causa do secretismo do comité central da URSS, pouquíssimas pessoas na União Soviética sabiam que por aquela altura haveria um cosmonauta soviético a fazer uma passeata pelo espaço. Os agricultores que o encontraram desconfiaram que fosse um espião americano. Os militares que acorreram rapidamente levaram-no preso, e desconfiaram teimosamente da sua história até conseguirem notícias da autoridade certa em Moscovo. 

7. Não é bem anedota: quase me ia esquecendo de falar da Justiça espanhola, que deu um ano de prisão à tuiteira Cassandra por andar a fazer piadinhas sobre o Carrero Blanco e o "programa espacial da ETA", entre os quais um tuíte que tinha fotos de Gagarin e de Carrero Blanco e a legenda:
"URSS VS SPAIN. URSS Yuri Gagarin VS SPAIN Carrero Blanco".
Há aqui material para uma enorme conversa, mas não vai ser hoje.



Sem comentários: