30 janeiro 2018

sexismo no Parlamento alemão

O projecto "Docupy" fez para o canal WDR um conjunto de pequenos documentários sobre sexismo no Parlamento alemão.
Num deles, interrogou deputadas dos vários partidos sobre casos em que foram vítimas de sexismo. As respostas são muito elucidativas (aqui, em alemão), sobretudo tendo em conta que estamos a falar dos deputados do órgão máximo de soberania política do país, dos quais, obviamente, se exige um nível mínimo de reflexão sobre estas questões.

Alguns exemplos:

- "Não és assim tão feia a ponto de teres de ir para a política..."

- "De uma política tão atraente podia claramente ter-se feito muito mais."

- Disseram-me, em tom de surpresa, que eu era extremamente competente - e além disso "tinha o rabo mais bonito de todo o grémio".

- Nestes casos, nunca se trata de sexualidade. É sempre uma questão de poder.

- A minha apresentação estava a correr muito bem, os meus argumentos eram excelentes, e então o homem à minha frente comentou "os teus brincos balançam de uma forma gira quando te entusiasmas". Não me entendam mal: gosto muito de falar sobre moda e acessórios, e gosto de ouvir elogios. Mas um bom elogio ou um bom small talk sobre moda precisa de um bom timing.

- Claro que gosto de ouvir um elogio. Mas depois pergunto: então, e sobre aquilo que eu disse? Gostava de receber feedback sobre as ideias que expus.

- Ao decidir a formação dos grupos parlamentares, disseram-me "tu és mulher, o melhor é ires para os grupos de temas sociais e de educação". Eu olhei para eles com ar de estranheza, e respondi-lhes que não, que fazia questão de ir para o das finanças.

- Se uma mulher diz o mesmo que um homem, ou até o mesmo de forma melhor, nunca acontece de  um homem mencionar o que a mulher disse - vai sempre referir-se ao homem que apresentou a mesma ideia. São mecanismos subtis.

As acusações são transversais a todos os partidos - excepto a AfD. Aparentemente, as mulheres deste partido estão satisfeitas com a situação actual. No vídeo, Beatrix von Storch diz "entre nós, as mulheres podem chegar aonde quiserem, até podem tornar-se chanceler. Tudo bem."
Frauke Petry, que já não está na AfD, critica as posições contra o sexismo com toda a clareza:



"Penso que o debate sobre o alegado sexismo, o debate #metoo, é um absoluto exagero. Em minha opinião, o debate está a ser instrumentalizado por uma minoria, e está prestes a destruir muitos dos hábitos e tradições do nosso país que são razoáveis e aos quais nos afeiçoámos. Não tenho nada contra continuar a considerar as mulheres o sexo frágil, porque, objectivamente, somos diferentes dos homens."

O Docupy foi então entrevistar deputados do Parlamento alemão. Vejam o vídeo - tem legendas em inglês, e é muito interessante. A pergunta era: "quando é que foi a última vez que criticou a um homem o seu comportamento sexista?"



Sem comentários: