14 setembro 2017

Karl Marx, Das Kapital, e the Encyclopaedia Britannica we have at home



Hoje faz 150 anos que foi publicado Das Kapital, de Karl Marx.

Há dias estava a almoçar com uma senhora simpática no museu De Young que  contou daquela vez que a neta dela tinha de escrever um trabalho sobre Marx e resolveu fazer à maneira antiga, consultando a enciclopédia lá de casa (uma Britannica de 1911) em vez de ir à internet.
De modo que lhe saiu um trabalho muito completo sobre Karl Marx - antes da revolução russa.


1 comentário:

Rita Maria disse...

Parece-me excelente (diria até "muito necessário", mas são os meus exageros).
Há muito para dizer a favor de ver as coisas em contexto, e está muito longe de mim querer impedir o confronto entre o marxismo e as suas piores consequências históricas, mas a avidez do contexto não nos devia impedir de tentar ver as coisas e analisá-las só pelo o que elas são.

É como um quadro, ou um poema. Não acho mal que se saiba que a mulher do pintor o tinha deixado na noite anterior, mas prefiro saber isso depois de me deixar alegrar, angustiar ou aborrecer pelo quadro. Daí a minha embirração com os guias áudio: não é que os ache maus, acho-os bons, mas para a segunda visita.