25 setembro 2017

AfD

 (Poster da AfD: "O nosso país, / A nossa Heimat. / Tu, minha Alemanha.")

Para quem quer perceber melhor como é o partido que conquistou o terceiro lugar nas eleições de ontem na Alemanha, traduzo a seguir partes de um artigo de opinião do Spiegel online, de , que perguntava ontem aos eleitores que, para se verem livres da Angela Merkel, tencionavam votar AfD, se se identificam realmente com os valores desse partido. Os links do texto são para notícias em alemão.


Haverá com certeza motivos para votar AfD - mas são mesmo os seus motivos? Este teste oferece a resposta.

  • Acredita que a sua vida e a dos seus próximos vai melhorar se começarmos todos a sentir "orgulho pelos feitos dos soldados alemães nas duas guerras mundiais", como afirma Alexander Gauland? [informação complementar: durante várias décadas a sociedade alemã separou o exército das forças nazis, SS, SA e Gestapo. O exército era "limpo", os outros faziam o trabalho sujo. No início dos anos 90, uma exposição pôs a nu os crimes cometidos pelo exército. A exposição foi um duro golpe para a sociedade alemã, e foi extremamente criticada por sectores conservadores da sociedade.]
  • Ou será que acredita que a Polónia queria invadir a Alemanha em 1939, e que Hitler se limitou a antecipar-se ao inimigo? (Stefan Scheil)
  • Acredita, tal como por exemplo Wilhelm von Gottberg, que o Holocausto é tratado no nosso país como um "mito", "um dogma fora do alcance de uma investigação histórica independente"?
  • Deseja, tal como Björn Höcke, uma "viragem de 180 graus na política de Memória"?
  • Acredita, como von Gottberg e muitos dos seus colegas de partido, que neste país há um "culto com a culpa", e que pôr-lhe um fim melhoraria a sua vida e a dos seus próximos?
  • Em suma: também lhe parece que é tempo de deixar de lembrar o imenso massacre industrial cometido pelos alemães?
  • Quer ver no parlamento alemão um partido que, como diz Dubravko Mandic, candidato directo Tübingen, se distingue do NPD "sobretudo pela base de apoio, e não tanto pelos conteúdos"?
  • Alegra-se, tal como Mandic, com "o surgimento de uma rede de extrema-direita entre a AfD e o Movimento Identitário"?
  • Concorda com Petr Bystrom, candidato directo da AfD por Munique, que o chamado "Movimento Identitário" (organização vigiada pelo Verfassungsschutz - serviço de inteligência interno, porque lhe encontram "sinais de intenções contra a ordem democrática livre") é uma "organização fantástica"?
  • Parece-lhe bem que deputados do parlamento alemão tomem parte em manifestações deste "movimento", tal como o Norbert Teske, candidato por Bremen?
  • Parece-lhe que a sociedade alemã resolve o desafio da integração se assumir abertamente que pode tratar por "negro" as pessoas com pele escura (como propõe Thomas Seitz, candidato directo por Emmendingen-Lahr)? Pensa também que a melhor maneira de saudar pessoas de pele escura é atirar-lhes uma banana (Benjamin Nolte, candidato da Baviera - também conhecido como "Nolte-Banana")?
  • Acredita, à semelhança por exemplo do candidato da AfD Peter Boehringer, que tanto o governo alemão como a ONU são na realidade comandados por uma organização secreta chamada New World Order (o novo nome da conspiração judaica mundial)?
  • Acredita, tal como Boehringer e outros, que estes poderes obscuros pretendem "repovoar" a Alemanha?
  • E também que pretendem proceder à troca da população alemã com o apoio activo dos partidos estabelecidos no parlamento?
  • Teme, tal como Martin Hohmann, candidato da AfD em Hessen, uma "troca da população"?
  • Parece-lhe que há interesse em divulgar teorias como a de Marc Jongen, por vezes denominado "filósofo do partido", de que poderes obscuros querem criar uma "população mestiça" para enfraquecer a Alemanha?
  • Parece-lhe adequado chamar "parasita" a pessoas de origem estrangeira (Göbel)?
  • Parece-lhe que se devem encerrar todas as mesquitas da Alemanha (Nicolaus Fest, candidato por Berlim)?
  • Ou que o direito constitucional da liberdade religiosa não se aplica aos muçulmanos (Albrecht Glaser, candidato por Hessen)?
  • Gostaria de - tal como Maier, candidato da Saxónia, que muito provavelmente vai conseguir um lugar no parlamento - poder chamar "escumalha" aos muçulmanos?
  • Ou pura e simplesmente proibir o Islão em toda a Europa, como Nicolas Lehrke, o candidato da Baixa Saxónia?
Se respondeu sem hesitação "Sim" a várias destas questões, é com grande probabilidade um radical de direita com queda para teorias de conspiração paranóides. Neste caso, eu pessoalmente preferiria que não fosse votar. Mas se tem mesmo de votar, seja. Vote AfD - ao menos ficamos a saber quantas pessoas da sua laia existem neste país. Fazer de conta que essas pessoas não existem também não nos ajuda.

Se as questões acima lhe causam alguma repugnância, então peço-lhe que não vote AfD. Mesmo que se sinta zangado devido às injustiças sociais na Alemanha, não possa ver mais a Angela Merkel à sua frente, ou esteja muito insatisfeito com a política de refugiados do governo alemão. Há outras possibilidades de exprimir esta insatisfação, sem ser metendo por quatro anos no parlamento nacional racistas nacionalistas de direita com tendência para distorções da História e que mal disfarçam a sua simpatia pelos nazis. Dê o seu voto a outro partido, tem uma grande possibilidade de escolha.

Sem comentários: